Projeto Cultural em Tuparetama

domingo, 26 de agosto de 2012

Tuparetama recebe nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, a primeira etapa do Projeto Cultural Cordel e Repente: na caneta ou na viola, a gente faz escola.
O projeto é dirigido a professores, alunos, bibliotecários, agentes de leitura, poetas, representantes de comunidades indígenas, quilombolas e de assentamentos rurais. O objetivo é propagar a arte da poesia popular nordestina e apontar o potencial didático e literário desta tradição regional.
A realização é do Ministério da Cultura, através da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura e tem a produção executiva do poeta Alexandre Morais. Nos dias 06 e 21 de setembro o projeto aporta em Carnaíba e Serra Talhada, respectivamente.
 
Veja a programação em Tuparetama:

Horário
Atividade
Local
Participações/Atrações



09h às 12h e
14h às 18h
Oficina sobre poesia popular nordestina
Teatro Municipal Poeta Manoel Filó
Alexandre Morais e Genildo Santana
Feira e exposição de cordéis, livros, CDs, DVDs, e produtos da cultura regional

Casa da Cultura

Expositores diversos






19h




Integração do Projeto à 19ª Edição do Balaio Cultural (coordenação Fernando Marques)






Academia das Cidades
Recital com Dedé Monteiro

Cantoria com Severino Pereira e Evaldo Severino

Mesa de Glosas com Alexandre Morais, Genildo Santana, Lima Júnior, Dudu Morais, Zé Adalberto e outros

Violão e percussão com Liu de Souza

Lançamento do livro Adorada Violeta, de João Barconi

Forró Pé de Serra

SOU DO PAJEÚ DAS FLORES

quarta-feira, 22 de agosto de 2012


     Mais uma pérola do Tabirense Dedé Monteiro. Esta, aproveitando um mote do Itapetinense Rogaciano Leite: Sou do Pajeú das Flores, Tenho razão de cantar. Pense em dois cabras pra prestar!

Dedé Monteiro
Rogaciano Leite

Sou de ITAPETIM da paz,
De um Zé que a gente admira;
Sou natural de TABIRA
De Gonga e Dudu Morais;
Sou de SÃO JOSÉ- que faz
A região se inspirar;
De FLORES -jardim sem par,
Feito de perfume e cores!
Sou do Pajeú das Flores,
Tenho razão de cantar!

Sou de IGUARACI – famosa
Pelo Maciel que aninha;
Sou de SANTA TEREZINHA
De Severino Feitosa;
De AFOGADOS - jubilosa
Com Dió a versejar
E Alexandre a propagar
Da cultura os esplendores!
Sou do Pajeú das Flores,
Tenho razão de cantar!

Eu sou da INGAZEIRA antiga,
Que o patrono é São José,
Chão de tradição e fé
(A população que o diga).
De CALUMBI, terra amiga,
Mãe de um povo singular!
Sou de TRIUNFO - um pomar
Rico em frieza e verdores!
Sou do Pajeú das Flores,
Tenho razão de cantar!

BREJINHO - nascente pura
De um Rio de histórias tantas;
CARNAÍBA de Zedantas,
Do progresso e da cultura;
SANTA CRUZ da rapadura,
Que sobra até pra exportar;
SOLIDÃO – bom pra chegar,
Rezar e cantar louvores!
Sou do Pajeú das Flores,
Tenho razão de cantar!

Sou também, de coração,
Da feliz TUPARETAMA,
Cidade que abraça e ama
A cultura do Sertão;
QUIXABA - onde a educação
Faz o Pajeú brilhar;
SERRA TALHADA - o “altar”
Dos “Lampiões” sonhadores!
Sou do Pajeú das Flores,
Tenho razão de cantar!

São dezessete lugares,
Cidades simples e belas!
E eu oferto a todas elas
Minhas glosas populares.
Que Deus, que é Pai destes ares,
Possa também transformar
O Pajeú num lugar
Que possa se sustentar
Sem precisar de favores!
DEUS É PAJEÚ DAS FLORES,
PRA ELE EU POSSO CANTAR!!!

Passando por São Paulo - 1º Capítulo

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

 

     Por um dia estive no Colégio Marupiara, um exemplo de gestão educacional inovadora e de humanização do ambiente de trabalho. Sabe o que significa Marupiara? Ternura e sabedoria. Por aí dá pra entender o que eu estou dizendo.
     Conversei sobre a literatura de cordel, sobre mim e sobre o cordel que estava lançando: A peleja do Boto Cor-de-Rosa com a Sereia Iara. Com umas turminhas muito participativas, claro, respondi a muitas perguntas.
    Momento maravilhoso. Daqueles que por mais que a gente agradeça, nunca é o bastante.
     Veja alguns momentos abaixo e conheça um pouco do colégio em www.marupiara.com.br. Tem mais coisa nossa lá.

Batendo um papo com os alunos do 3º ano e ganhando um presente produzido pelos alunos do integral

Com a turma do 5º ano e interpretando o cordel A peleja do Lobisomem com o Papa-figo, junto com a Profª Lourdes

Projeto de psicóloga espalha prazer pela leitura em Taubaté, SP



    O que as crianças mais gostam de fazer num sábado ensolarado? Na cidade paulista, onde nasceu Monteiro Lobato, muitas delas estão dedicando o dia de folga da escola para brincar com livros e leituras. É o projeto Baú de Letras, desenvolvido pela psicóloga Fernanda Márcia Vieira.

Assista:
http://globotv.globo.com/tv-vanguarda-sp/jornal-vanguarda/v/projeto-de-psicologa-espalha-prazer-pela-leitura-em-taubate/2085442/


Copiado de:http://www.blogdogaleno.com.br

"Fazer o céu, com pouco a gente faz
Basta uma estrela
Uma estrela e nada mais
Pra ter nas mãos o mundo
Basta uma ilusão
Um grão de areia
É o mundo em nossa mão
Sonhar é dar à vida nova cor
Dar gosto bom às lágrimas de dor
O sol pode apagar, o mar perder a voz
Mas nunca morre um sonho bom dentro de nós."

 Mário Lago

Colaboração: Aristeu Bezerra

 
     A Mostra Internacional de Música de Olinda (MIMO) volta a ocupar as igrejas e praças do sítio histórico da cidade a partir do dia 30 de agosto com uma programação que inclui além dos concertos, uma mostra de filmes ligados à música, workshops, master classes, oficinas de formação de orquestra, curso de regência e o programa MIMO para Iniciantes, que leva música às escolas da periferia de Olinda.

     Chegando a sua nona edição, a MIMO se afirma como um dos principais eventos culturais de Pernambuco e se expande para outras cidades. Neste ano, além da cidade de João Pessoa (PB), que recebeu a mostra no ano passado, a MIMO chega às igrejas seculares da cidade de Ouro Preto (MG).

     Com um misto entre o erudito e o popular, a programação musical reúne nomes como Arnaldo Baptista, Orquestra Contemporânea de Olinda, Richard Bona e Sylvain Luc, Marcos Suzano e Egberto Gismonti, entre outros.

Abertas as inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2012


     A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/Minc) lançou, na última quinta-feira, o edital de convocação para a edição 2012 do Prêmio Vivaleitura. Há pelo menos duas grandes novidades. A primeira é que a quantidade de prêmios em dinheiro subiu de três para 18 (antes, era só o primeiro em cada uma das três categorias - “Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias”, “Escolas públicas e privadas” e “Sociedade”; a partir de agora, os seis primeiros em cada categoria passam a receber R$ 30 mil) como reconhecimento pelas ações desenvolvidas. Outra mudança é que, a partir de agora, a FBN, por intermédio do Proler, vinculado à Coordenação de Geral de Leitura da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), está coordenando a ação. O prêmio, que em 2011 foi oficializado em decreto da presidenta Dilma Rousseff, integra oficialmente o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). E continua tendo apoio do MEC, OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos), Consed (Conselho de Secretários de Estado da Educação), Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação), Fundação Banco do Brasil e Fundação Santillana. As inscrições estão abertas até o final de setembro e poderão ser feitas via internet, pelo site www.premiovivaleitura.org.br, ou via postal, como carta registrada.

domingo, 5 de agosto de 2012

Arca das Letras leva leitura a 1,5 milhão de famílias do meio rural

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


     Criado em 2003 pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Programa Arca das Letras chega ao seu nono ano com muito a comemorar. Já são cerca de 1,5 milhão de famílias atendidas no meio rural, por meio das mais de nove mil bibliotecas entregues. O programa, que busca ampliar o acesso da população do campo aos livros e incentivar a leitura, já doou 2,5 milhões de livros, organizados em acervos distribuídos às bibliotecas rurais. O Arca das Letras já formou 18 mil agentes de leitura para incentivar a leitura e emprestar os livros voluntariamente em suas comunidades. Apenas no primeiro semestre de 2012, o Programa implantou 179 bibliotecas rurais em 45 municípios espalhados por todo o Brasil. 

Texto: Blog do Galeno
Foto: sítio do Projeto Dom Hélder

Cultura em debate

quarta-feira, 1 de agosto de 2012



 

     Neste sábado, 04 de agosto, poetas e prosadores do Pajeú se reúnem para debater as dificuldades de se fazer cultura na região, mesmo sendo ela, a cultura regional, a marca mais vendida lá fora. Governos e candidatos a governo foram convidados para acompanhar os debates. O evento é aberto e ganhou o nome de I Assembléia dos Cantadores, Poetas e Prosadores do Pajeú. Começa às 08h30, no Salão Paroquial de Afogados da Ingazeira. A iniciativa é do Padre Luizinho Marques, esse aí da foto.


E então! Vamos lá?

Cine Pasárgada oferece minicurso gratuito

     O projeto Cine Pasárgada retoma suas atividades com o minicurso ‘Cinema e Literatura’, promovido pelo Espaço Pasárgada, equipamento cultural da Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, entre os dias 6 e 10 de agosto. As aulas irão acontecer das 14h às 17h e serão ministradas pelo Professor Fernando Mendonça, Mestre e Doutorando em Teoria Literária pela UFPE, crítico de cinema e curador do Cine Pasárgada,  em parceria com Raquel do Monte, e do Cineclube Dissenso.
     Esta é a segunda edição do projeto, que procura estimular a formação de uma cultura literária e cinéfila, através de discussões, publicações virtuais e impressas que favoreçam o olhar crítico das obras exibidas e discutidas. O minicurso é gratuito e visa introduzir conceitos específicos da teoria da adaptação através da relação entre o Cinema e a Literatura, aplicando-os a exemplos colhidos em filmes e livros que contemplem romances, contos e poemas.

     Os interessados devem enviar um breve currículo e uma carta de intenção, entre 10 e 15 linhas, para o e-mail: pasargada.fundarpe@gmail.com. Mais informações: 3184 3165/ 3184 3166

Serviço:

Cine Pasárgada
Minicurso Cinema e Literatura
Dias: 06 e 10 de agosto
Horário: 14h às 17h
Inscrições gratuitas

Espaço Pasárgada
FUNDARPE/DGEC
Rua da União, 263, Boa Vista
F. 3184-3165
www.espaco-pasargada.blogspot.com

 
 
 
 
Template modificado por WMF-Mídia Design | (87) 9918-2640 / 9620-2552