domingo, 6 de junho de 2010

TABIRA TERÁ ESCOLA DE POESIA ORGANIZADA PELA APPTA

junho 06, 2010 Por Alexandre Morais Sem comentários
A FUNDARPE ( Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco) divulgou nesta última sexta (04) o resultado da seleção para implementação de Pontos de Cultura no Estado de Pernambuco.


Com o projeto " ESCOLA DE POESIA", a APPTA (Associação de Poetas e Prosadores de Tabira) foi contemplada e se tornou Ponto de Cultura. A Associação, que há anos, luta por um recurso para manter viva as raízes da poesia popular, está iniciando uma fase significativa, já que durante 3 anos, será financiado um Projeto de Oficinas de poesia na cidade, garantindo a continuidade do trabalho que poetas já faziam de forma voluntária.


O projeto Escola de Poesia, que promoverá o curso de formação poética, é um instrumento pedagógico educacional montado na intenção de promover e preservar a principal cultura popular do pajeú: a poesia. Também dando ênfase as suas vertentes.


Anualmente, a Escola de Poesia vai atender 120 alunos de todas as faixas etárias (sendo 4 turmas de trinta alunos).Serão 4 (quatro) oficinas com 24 (vinte e quatro) horas/aula de duração cada, com capacidade para 30 (trinta) alunos por oficina. Cada uma distribuída em 4 (quatro) semanas, sendo 2 (dois) dias de aula semanais de 3 (três) horas.


Assim, em três anos, haverá a formação de 360 pessoas (poetas e entusiastas da poesia popular) no município de Tabira, tendo em vista a produção de forma correta de todas as vertentes da poesia.


A primeira turma formada integrará a oficina 1 (um): Um passeio pela poesia pajeuzeira.
Na conclusão da oficina 1 (um) a turma passará à oficina 2 (dois): Declamação: a voz que dá vida à poesia. A oficina 3 (três): Contar histórias: o corpo e a voz se encontram com o texto.
A última oficina, conclui a formação da turma, é a de número 4 (quatro): Teatro em Verso & Prosa.


Os membros da APPTA, ao serem indagados, demonstram a satisfação pela aprovação e ressaltam o apoio decisivo do apologista, poeta e incentivador da cultura Vicente Neto na elaboração técnica do Projeto.



Ótima notícia trazida do site www.poetisaveronicasobral.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário