domingo, 25 de julho de 2010

Banda Sinfônica homenageia 80 anos do Conservatório Pernambucano de Música

julho 25, 2010 Por Alexandre Morais Sem comentários
Responsável pela formação de alguns dos mais bem conceituados músicos do Estado, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), criado em julho de 1930, será homenageado pela Banda Sinfônica da Cidade do Recife no V Concerto Oficial – Temporada 2010, às 20h desta quarta-feira 28 de julho, no Teatro do Parque, com regência do maestro Nenéu Liberalquino e entrada franca.


Outro homenageado é o músico paraibano Radegundis Feitosa, recentemente falecido. Considerado pela crítica especializada um dos melhores trombonistas do mundo, Radegundis, que era professor da Universidade Federal da Paraíba, lançou em 2001 um álbum dedicado exclusivamente ao instrumento: Concerto brasileiro, gravado com participação da Camerata Brasílica. A Banda Sinfônica dedicará ao trombonista a música Na Glória, de Ary Santos e Raul de Barros. A obra terá solo de trombone de Nilsinho Amarante, integrante da Banda.


Um dos pontos altos do concerto é a participação do músico Isaac Duarte, que executará solo de oboé no Concerto in eb for oboe and wind ensemble, de Vincenzo Bellini, e nas Variações sobre um tema de Glinka, de Rimsky-Korsakov.


Nascido em Olinda, Isaac Duarte foi membro da Orquestra Sinfônica do Recife e da Orquestra AML de Lucerna (Suíça) e desde 1990 é co-solista de primeiro oboé e corne inglês da Orquestra da Tonhalle de Zurique, também na Suíça Premiado em vários concursos internacionais, o músico gravou, com a British Chamber Orchestra/C. Meister, concertos para oboé e orquestra de Mozart, Haydn e Fiala e também um CD de música erudita brasileira para oboé e piano com a pianista Mônica Kato Duarte, com quem forma o Duoarte.


As outras obras do repertório do concerto são: Abertura para sopros (Felix Mendelssohn), Medley de Henry Mancini (composto por The pink panther, Moon river e Baby elephant walk) e Salute american jazz (medley de vários autores).


O evento é aberto ao público.


Colaboração de Crisóstomo Santos

0 comentários:

Postar um comentário