segunda-feira, 11 de abril de 2011

Jimi Hendrix, Dona Rosa e Wattstax

abril 11, 2011 Por Alexandre Morais Sem comentários

Por Cláudio Gomes

Durante a guerra do Vietnã realizou-se, como protesto, o Festival de Rock de Woodstock. Foi um dos mais populares do mundo. Alguns que cantaram lá viraram mitos. Algumas músicas cantadas lá viraram hinos. E o interessante é que só tinha um artista negro em todo o festival: Jimi Hendrix.
Bom... aí vai um pouco da história que retirei de alguns sites.
 Soul (em inglês: alma) é um gênero musical dos Estados Unidos, que nasceu do rhythm and blues e do gospel durante o final da década de 1950 e início da década de 1960 entre os negros. Durante a mesma época, o termo soul já era usado nos EUA como um adjetivo usado em referência ao afro-americano, como em "soul food" ("comida de negro"). Esse uso apareceu justamente numa época de vários movimentos de liberalismo social, tanto com a revolução dos jovens com o uso das drogas, como os movimentos anti-guerra e anti-racial. Por consequência, a "música soul" nada mais era que uma referência a música dos negros, independente de gênero.
Outra curiosidade é que antigamente nos Estados Unidos quando um branco subia no ônibus ou entrava em algum lugar que o negro estivesse sentado, o negro se levantava para o branco sentar. Um belo dia de 1954 uma senhora negra, Dona Rosa (esqueci o sobrenome dela) não se levantou e por conta disso foi presa. Daí surgiram vários protestos, movimentos contra o racismo e outras lutas que conhecemos vindas das bandas dos states. É a lógica de que toda ação tem uma reação... agora pense numa reação!!!
            Mais tarde veio o Wattstax: Watts + Stax = Woodstock dos negros, ou, afro-americanos.
Watts é um bairro de Los Angeles, California, Estados Unidos.  Lá em Agosto de 1965 aconteceu a maior e mais violenta manifestação contra o racismo e a repressão sofrida pelos negros daquele país.  A vizinhança de Watts foi destruída, 34 pessoas morreram, 2032 feridos e muitos presos. Em 2002 aconteceu outra vez, essa a maioria de nós lembramos, um problema que ainda não foi resolvido totalmente na sociedade americana, mesmo depois de tanta luta.

     Wattstax foi criado para relembrar aquela manifestação e para mostrar a excelente música criada pelo pessoal da Stax.  O show custou 1 dolar para que as pessoas de toda a comunidade afro-americana pudessem comparecer. O Los Angeles Coliseum recebeu mais de 100 mil pessoas e foi dada a resposta ao Woodstock de 1969.

0 comentários:

Postar um comentário