segunda-feira, 13 de junho de 2011

E viva Santo Antonio!!!

junho 13, 2011 Por Alexandre Morais Sem comentários
Quase que passava o dia desse cortejado santo sem nenhum registro. Mas a equipe do Cultura e Coisa e Tal não me deixa perder o fato e a foto. Aristeu Bezerra me manda o texto abaixo e Cláudio Gomes a foto. Falando em Santo Antonio, pense num casamento da hora!

O santo casamenteiro 



     Santo Antônio, o milagreiro, protetor dos pobres e das causas perdidas é, geralmente, invocado para auxiliar moças a encontrar maridos, daí ser conhecido como o casamenteiro. Não existe na sua vida nada que justifique  a fama de atender a pedidos de mulheres que tem esperança de arranjar um companheiro. Santo Antônio tem uma história muito rica. Ele era humilde, defensor radical dos pobres e crítico da hierarquia da Igreja, mas só sobressai o folclore de casamenteiro.
     Para que atenda a pedidos com rapidez, recebe castigos: colocam sua imagem de cabeça para baixo ou tiram dos seus braços o menino Jesus. Quando o pedido é atendido, o santo volta a posição normal ou recebe de volta a imagem do menino que lhe foi tirada.
     O folclorista Luís da Câmara Cascudo, no seu Dicionário do Folclore Brasileiro, ajuda as mulheres que desejem chegar mais rápido ao matrimônio com a descrição da reza do dia 13 de junho, dia de Santo Antônio:
"Meu Santo Antônio queridoEu vos peço por quem sois;Dai-me o primeiro marido,Que o outro arranjo depois."

0 comentários:

Postar um comentário