segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Crônica

dezembro 29, 2014 Por Alexandre Morais Sem comentários

Imagem copiada de http://seguindoocoracao.blogspot.com.br/2011/02/capitulo-5-bem-aventurados-os-aflitos_10.html


Gastão

   O comercial da TV nem terminou e Gastão já tava destravando o celular. Memorizou o número da pseudo promoção e, não deu outra, efetuou mais uma compra de um produto que não lhe faria falta alguma se não existisse.
   Atitude corriqueira, a de Gastão. Era assim sempre, há anos. Era roupa, era tênis, eram eletrônicos e eram bugigangas de todas as espécies e origens.

Gastão é a cara do homem moderno consumista. Não perde pra ninguém em exibicionismo de bens. O carro? É um esportivo do ano. Aliás, tem moto também. E tem um jipe trilheiro também. O relógio? São os relógios, todos com selos aparentes de grandes marcas. Os perfumes? Também são muitos, tipo um pra cada ocasião. E o celular de Gastão? Nunca passou quatro meses com um. É sempre trocando e alisando o dedo na tela até chegar-lhe a certeza que todos já perceberam a nova aquisição.
      Mas Gastão é a cara do homem moderno consumista. O carro não passa mais de um mês com seguro porque ele não paga a fartura e o serviço é cancelado. Tem conta em todos os postos de combustível da cidade. Todas altas e atrasadas. Os cartões de crédito também não o suportam mais. Nas lojas ele já compra em nome de outras pessoas porque seu crédito já passou do teto há muito. As contas bancárias parecem um sinal de trânsito quebrado na cor de pare.
      Só que Gastão é a cara do homem moderno consumista. Ele não perde a banca. E tem sempre um jeitinho para se dar bem. Ao modo dele, é claro.
     E lá vai Gastão, comprando a comprando e comprando. E não pagando, não pagando, não pagando. Ninguém mais lhe conhece pelo nome, pela família ou pelo trabalho, como é comum em cidades do interior. Conhecem como o cara boa pinta, mas sem confiança. Perdeu todos os créditos morais e financeiros.
Mas não tá nem aí. Ele quer é mais. Como gasta e se desgasta, esse Gastão.

< Alexandre Morais >

0 comentários:

Postar um comentário