quinta-feira, 26 de abril de 2018

Os nomes de família mais comuns no Brasil

abril 26, 2018 Por Alexandre Morais Sem comentários

    
Imagem extraída de: www.familia.com.br
   Que o sobrenome Silva é o mais comum do Brasil, isto todo mundo sabe.
     Mas, qual a origem desta linhagem familiar tão extensa?
     E quais os outros nomes mais comuns depois do Silva?
     Vamos às respostas!
     Pois bem, o sobrenome Silva tem origem portuguesa e, claro, também é bem comum por lá. Foi o sobrenome dado a milhares de escravos trazidos para o Brasil e aponta-se que o primeiro registrado no país foi um alfaiate de nome Pedro da Silva. Sabe quando? Em 1612. Hoje, estima-se que só em São Paulo existem cerca de trezentas mil pessoas com este sobrenome. Outra fonte indica que cerca de 10% dos brasileiros tem o sobrenome Silva.
     E quanto aos outros?
     Vamos à lista:
   Em segundo lugar vem Cavalcanti, que tem origem italiana e é muito comum aqui em Pernambuco. Do terceiro até o décimo lugar, todos, igual ao Silva, tem origem em Portugal. Pela ordem, são eles: Oliveira, Santos, Souza, Lima, Costa, Pereira, Carvalho e Rodrigues.
    E aí talvez vocês estejam perguntando: e todos os Silva são parentes?
    Segundo o pesquisador Carlos Barata, autor do Dicionário das Famílias Brasileiras, não. Ele garante que os Silvas são oriundos de famílias diferentes, enquanto que os Cavalcanti, seja com “i” ou com “e”, descendem todos de um mesmo ancestral. Este patriarca seria o italiano Filipo Cavalcanti, que viera pra Pernambuco para cultivar cana de açúcar, em 1560. Dele até os dias de hoje, os Cavalcantis multiplicaram-se em uma mesma linhagem familiar.
     Daí fechar-se a questão. O Silva é o sobrenome mais comum do Brasil, mas nem todos são parentes. Enquanto que os Cavancalti são de um mesmo tronco e formam assim a maior família brasileira.

0 comentários:

Postar um comentário