terça-feira, 10 de julho de 2018

Bossa nova chega aos 60 anos desprestigiada no Brasil

julho 10, 2018 Por Alexandre Morais Sem comentários
Por José Teles
Jornal do Commercio
 
   “É a primeira vez na vida que gravo um ventríloquo”, teria comentado um técnico do estúdio da Odeon durante uma sessão de gravação com um desconhecido cantor baiano, no dia 10 de julho de 1958. O cantor era João Gilberto, a música era Chega de Saudade, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Ali nascia a bossa nova. Há quem considere que a BN nasceu com o álbum Canção do Amor Demais, gravado em abril de 1958, e lançado no mês seguinte. Numa das faixas do disco, a mesma Chega de Saudade, originalmente um chorinho, João Gilberto apresenta pela primeira vez em disco a batida de violão que mudaria os caminhos da música popular brasileira.
   Outros cantores arvoraram-se a criadores da bossa nova. Tito Madi foi um deles. “Talvez tenha sido eu que um dos que iniciaram em 1955, esta maneira de cantar baixinho, e falando”, disse Madi, numa entrevista à revista Radiolândia, quando João Gilberto chegou ao topo das paradas de sucesso, em 1959. Foi uma escalada veloz: o 78 rotações com Chega de Saudade e Bim-Bom Bom (João Gilberto) só foi lançado em outubro, causando um impacto impossível de ser mensurado seis décadas depois. Aquele samba de andamento diferente alterou o curso de muitos jovens cujo ideal era conseguir ingressar na universidade, o sonho da classe média.

Matéria completa em https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cultura/musica/noticia/2018/07/10/bossa-nova-chega-aos-60-anos-desprestigiada-no-brasil-346514.php

0 comentários:

Postar um comentário