Dulce Lima, Leandro Gomes de Barros e Dedé Monteiro |
O paraibano de Pombal, Leandro Gomes de Barros é considerado o Pai do Cordel Brasileiro. Nas palavras de Carlos Drummond de Andrade foi o "Príncipe da Poesia Brasileira".
O cordel, como se sabe, é uma das mais expressivas manifestações literárias do Brasil. Nascida e fortalecida entre escritores e leitores das classes mais pobres, semialfabetizados ou mesmo analfabetos, com forte predominância no meio rural, virou um dos símbolos do Nordeste e ultrapassa os 150 anos.
Nesta quinta-feira, 19/07/18, Leandro e o Cordel serão temas da sessão do Cineclube do Verso, em Tabira, a partir das 19h30, na Casa da Cultura. Esta é a sexta sessão do ano, sempre com acesso gratuito, acompanhamento de intérpretes de Libras e complementadas por bate-papos e recitais coordenados pelo Poeta Patrimônio Vivo da Cultura Pernambucana, Dedé Monteiro.
Nesta edição os convidados são a Mestra em Cultura Popular, ganhadora do Prêmio Leandro Gomes de Barros do Ministério da Cultura, Dulce Lima, e o poeta Cauã Silva, membro do Grupo Infância Rimada.
O Cineclube do Verso tem o incentivo do Funcultura e apoio da Prefeitura de Tabira. "A cada sessão temos consolidado o despertar de novos públicos pelo cinema e confirmado o êxito desta mistura do cinema com a poesia", comemora o produtor cultural Alexandre Morais, responsável pelo projeto.
0 comments:
Postar um comentário