quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Jobim

agosto 16, 2018 Por Alexandre Morais Sem comentários
   Para Tom, aquela era uma noite como outra qualquer. Depois de mais uma apresentação no Vilarino, reduto da boemia carioca, tomava uma cerveja e torcia para que alguém lhe oferecesse uma carona para casa. Foi quando viu o jornalista Lúcio Rangel e Vinicius de Moraes se aproximarem. “Vinicius, este é o pianista de quem lhe falei.”
   O poeta e diplomata procurava alguém para musicar sua peça Orfeu da Conceição. Achava que Tom era a pessoa ideal. Jovem, talentoso, disposto. Explicou os planos e, objetivo, perguntou: “Você aceita?” E Tom, mais preocupado em pagar as contas no final do mês: “Mas tem algum dinheirinho nisso aí?”
   Tinha. Dias depois, ficaria pronta a primeira música: nada menos do que o clássico Se Todos Fossem Iguais a Você. Era 1956, início da mais importante parceria de nossa música. Juntos, na voz e violão de João Gilberto, Tom e Vinicius revolucionaram de maneira definitiva a canção brasileira. E mundial. Garota de Ipanema, Chega de Saudade, Eu Sei que Vou te Amar, Canção do Amor Demais. Tantas outras.
   ARQUITETO DOS SONS
  Antonio Carlos Brasileiro Jobim nasceu no Rio, em 25 de janeiro de 1927. Começou a estudar piano na adolescência. Passava horas debruçado sobre as teclas de marfim. Logo começaria a tocar nas boates, a compor. Chegou a estudar Arquitetura. Menos de um ano depois, abandonou o curso, convencido que seu caminho era outro.

  Com a mesma exatidão com que pretendia construir prédios e casas, o quase arquiteto foi construindo sua obra. Precisão que faria Edu Lobo declarar, anos mais tarde: “De todos os arquitetos de música que conheço, Tom Jobim é, sem dúvida, o de traço mais amplo e perfeito. Dele surgem projetos sólidos, feitos para abrigar o coração do mundo.”

   Em 1958, Canção do Amor Demais vira música-título do LP de Elizeth Cardoso. Arranjos de Tom, músicas de Tom e Vinicius. No violão, João Gilberto dava forma pela primeira vez ao que seria a Bossa Nova. Meses depois, João lança compacto com seu primeiro sucesso: Chega de Saudade. A Bossa Nova torna-se êxito nacional, ultrapassa fronteiras com o espetáculo de 1962 no Carnegie Hall, em Nova York. A música brasileira ganha uma projeção nunca antes vista.
Texto copiado de www.almanaquebrasil.com.br
Foto copiada de www.obviousmag.org

0 comentários:

Postar um comentário