quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Sétima Arte

janeiro 17, 2019 Por Alexsandro Acioly Sem comentários
Imagem: Internet

Recife e Caruaru Sediam Aulas do Curso de Finalização Para Cinema


   Mesmo sendo uma fase decisiva para o resultado final de um filme, a pós-produção ainda é um assunto pouco debatido por quem faz a sétima arte. Para provocar o interesse de novos profissionais e desvendar os processos técnicos da fase de finalização de curtas e longas-metragens, a Gatopardo Filmes realiza o MASTER – Curso de Finalização para Cinema, com incentivo do Funcultura. Serão duas oportunidades gratuitas de participar das aulas: no Recife, de 4 a 9 de fevereiro, no Porto Mídia; e em Caruaru, de 11 a 16 do mesmo mês, no Armazém da Criatividade.
   O campo de atuação profissional durante a fase de pós-produção é extenso, pois engloba uma série de áreas como montagem, efeitos visuais, correção de cor e mixagem de som. “A intenção é, de maneira didática e com muitos exemplos, aproximar esses conhecimentos dos profissionais e capacitá-los para atuarem na área ou seguirem se especializando em etapas específicas como a correção de cor e a mixagem de som”, explica Matheus Farias, coordenador pedagógico e um dos facilitadores do curso.
   O Master é dividido em dois módulos (imagem e som) e voltado para quem está realizando seus próprios filmes e enfrenta os desafios da finalização, para profissionais iniciantes e estudantes da área de cinema. Neste sentido, as aulas propõem uma imersão de seis dias no fluxo de trabalho durante a fase de finalização, desde a chegada dos arquivos brutos de um filme na ilha de edição até a masterização do arquivo final.
   Com larga experiência em montagem e finalização, Matheus Farias será o responsável pelo módulo I, enquanto o módulo II ficará a cargo de Nicolau Domingues, técnico e editor de som e trilhas sonoras. Completando a vivência, Eduardo Serrano, mestre em montagem, falará sobre sua experiência como montador e finalizador de inúmeros e importantes longas e curtas em uma masterclass, que acontece no dia 18 de fevereiro, no auditório Porto Mídia, das 19h às 21h.
Elimar Caranguejo/Secult PE
   De acordo com Farias, é a primeira vez que as duas cidades pernambucanas recebem um curso tão completo e abrangendo todas as etapas da pós-produção de um filme. “Normalmente os cursos são voltados apenas para uma ou duas etapas da finalização, como a montagem, ou a edição de som. Neste, queremos traçar o caminho que os arquivos de um filme realizam logo após serem gravados até a fase de exibição, ou seja, quando o filme é de fato lançado”, completa.
   Apesar das atividades serem abertas ao público e gratuitas, é necessário se inscrever previamente por meio de um formulário no site do evento. Os selecionados serão anunciados até o próximo dia 30 de janeiro. Para as aulas, serão destinadas 20 vagas em cada cidade. Já a masterclass, com capacidade para 80 pessoas, será realizada apenas no Recife e custará R$10 para quem não for aluno do curso, pois é uma atividade complementar.

Serviço:

MASTER – Curso de Finalização para Cinema

Recife – de 4 a 09 de fevereiro | Segunda a sexta, das 14h às 18h | Sábado (9.02), das 9h às 13h
Masterclass:  dia 18 de fevereiro, das 19h às 21h
Apolo 235/ Porto Mídia (Rua do Apolo, 235, Recife)
Caruaru – de 11 a 16 de fevereiro | Segunda a sexta, das 14h às 18h | Sábado (16.02), das 9h às 13h
Armazém da Criatividade (BR 104, Km 62 – Nova Caruaru – Caruaru)
Inscrições pelo site: https://www.masterfinalizacao.com/


Sobre o MASTER – Curso de Finalização para Cinema
Módulo I – a imagem

A proposta desse módulo é esmiuçar algumas das etapas pelas quais os arquivos percorrem durante a finalização de um filme: da captura à montagem, do armazenamento, organização e preparação das mídias à correção de cor e efeitos visuais, a masterização e a exibição. Visa desvendar todos os passos da pós-produção, de forma a criar sistemas e fluxos de trabalho que garantam o controle da qualidade técnica de uma produção cinematográfica.

Módulo II – o som

Tem como objetivo explorar de maneira abrangente todas as etapas envolvidas na pós-produção de som de um filme desde o recebimento dos arquivos, a preparação para a edição, a mixagem e a entrega do material para exibição. Com o auxílio de plataformas como o software Pro Tools será possível aliar teoria e prática exercitando a preparação de sessões para edição, mixagem e técnicas variadas de sound design, assim como todas as demais etapas envolvidas no processo de pós-produção de som como a composição de trilhas sonoras, foley e dublagem. As aulas incluem teoria e prática, com utilização de softwares profissionais utilizados no mercado, como Final Cut, Pro Tools, DaVinci Resolve, que serão utilizados em exercícios práticos com trechos de filmes.

MASTERCLASS
Com participação aberta ao público, a masterclass convida Eduardo Serrano para apresentar sua experiência na pós-produção filmes nacionais e estrangeiros, inclusive co-produções com diversos países. Essa atividade complementar tem como propósito mostrar na prática como funciona o mercado de pós-produção no Brasil e quais são as possibilidades de carreira na área, além de discussão de diversos exemplos reais de fluxos de trabalho utilizados em filmes como Boi Neon, Divino Amor, Aquarius e Bacurau.
SOBRE OS FACILITADORES
Matheus Farias (módulo I – a imagem)

Graduado em Rádio, TV e Internet e pós-graduado em Estudos Cinematográficos, Matheus Farias trabalha desde 2011 com montagem de longas e curtas-metragens, séries de TV, trailers e spots para filmes brasileiros, colaborando frequentemente com distribuidoras como a Paris Filmes, Vitrine Filmes e Imovision. É sócio da Gatopardo Filmes, onde dirigiu, roteirizou e montou os curtas Quarto para Alugar (2016) e Caranguejo Rei (2019). Atualmente, está em fase de montagem dos longas O Filme Já Começa na Calçada (Kleber Mendonça Filho) e O Ateliê da Rua do Brum (Juliano Dornelles).

Nicolau Domingues (módulo II – o som)

Trabalha, desde 2009, com captação, edição e desenho de som, produção de trilhas sonoras originais e mixagem de filmes. Com mais de 50 projetos no currículo, entre curtas e longas-metragens, Nicolau é hoje um dos principais profissionais do mercado cinematográfico de Pernambuco quando se trata de som. Na lista de projetos recentes estão os curtas Terremoto Santo (Bárbara Wagner e Benjamin de Burca) e O Porteiro do Dia(Fábio Leal), e os longas Camocim (Quentin Delaroche) e Estou me guardando para quando o carnaval chegar (Marcelo Gomes).

Eduardo Serrano (masterclass)

Mestre em montagem pela National Film School (NFTS)/Royal College of Art na Inglaterra, tem no currículo uma extensa lista de curtas e longas-metragens premiados em festivais ao redor do mundo. Destacam-se os longas Doméstica, Ventos de Agosto, Boi Neon e Divino Amor (Gabriel Mascaro), Eles Voltam e Paterno (Marcelo Lordello), Aquarius e Bacurau (Kleber Mendonça Filho), sendo o segundo em co-direção com Juliano Dornelles, e os curtas Guaxuma (Nara Normande) e Terremoto Santo (Bárbara Wagner e Benjamin de Burca).

Fonte: http://www.cultura.pe.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário