quarta-feira, 17 de março de 2021

março 17, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

 


Quarta-feira, 17 de março de 2021

Brasil enfrentou, ontem, o dia com maior número de mortes durante a pandemia.

Segunda quarentena não altera oferta de ônibus e metrô no Grande Recife. Ônibus continuam trafegando lotados. Movimentação intensa ocasiona aglomerações na Estação Central e Terminal Integrado Joana Bezerra do Metrô do Recife. Não existem medidas sanitárias de proteção ao trabalhador no sistema de transporte coletivo.

Após derrota na Justiça, Uber dará direitos trabalhistas a motoristas no Reino Unido. Mais de 70 mil terão salário mínimo e férias remuneradas.

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), ontem, uma ação em que pede que a Corte suspenda as decretações de lockdowns e de toques de recolher por causa da Covid-19 feitas por governadores dos estados e do Distrito Federal e por prefeitos de municípios.

Portaria do Ministério Público da União permite o ressarcimento em até 10% dos rendimentos dos procuradores e promotores de todo MPU no que diz respeito aos gastos com o custeio mensal do plano de saúde. Na prática, o promotor ou procurador que receber R$ 35 mil poderá ser reembolsado em até R$ 3,5 mil.

5ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu, ontem, pela soltura de Fabrício Queiroz (foto) e da mulher, Márcia Aguiar. Ambos devem permanecer em prisão domiciliar. Queiroz foi assessor do senador Flávio Bolsonaro quando ele era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ele e a mulher são investigados por suposta participação em esquema de rachadinhas.

A mesma Turma do STJ, também ontem, sobre o mesmo caso, decidiu rejeitar recurso da defesa do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) para anular um relatório do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) com dados sobre possíveis transações bancárias suspeitas do político. Caso envolve as supostas “rachadinhas”. Uma no cravo e outra na ferradura.

No Conselho de Ética da Câmara, a deputada federal Flordelis se diz inocente e acusa filhas por morte de marido.

Trio preso em flagrante por agredir estudante negro em marina é denunciado por racismo, injúria racial e lesão corporal. Crime ocorreu em janeiro deste ano, em Paulista, no Grande Recife. Thayanne da Rocha, Thierry Rocha e Hygor de Oliveira agrediram Lucas Paiva e a ex-funcionária do estabelecimento Kelly Fernandes da Silva.

Faleceu o produtor cultural Roberto Lessa, radicado em Olinda. Ele trabalhou com Alceu Valença e promoveu muitos artistas da cena musical pernambucana.

Padre Airton Freire (foto), 65 anos, idealizador da Fundação Terra, em Arcoverde, está internado na UTI do Hospital Português, no Recife. Ele apresentou pressão muito alta, batimentos cardíacos baixos e dor no peito.

 ECONOMIA 

Pequenos empreendedores podem contratar operações de crédito diretamente pelo smartphone. O Banco do Brasil (BB) anunciou a contratação do Microcrédito Produtivo Orientado (MPO) por meio do aplicativo da instituição financeira.

 EMPREGO 

Dados divulgados, ontem, pelo Ministério da Economia mostram que o país gerou 260.353 empregos com carteira assinada em janeiro deste ano. Trata-se do melhor resultado para o mês de toda a série histórica do levantamento, que tem início em 1992 — ou seja, em 30 anos.

Pernambuco registrou, em janeiro, a geração de 1.421 empregos formais, melhor resultado para o mês desde 2011.

 POLÍTICA 

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso diz que entre Lula e Bolsonaro vota no petista, 'o menos ruim'.

 OS SUPREMOS DA CORTE 

Abaixo-assinado pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, alcança 2 milhões de assinaturas.

O mesmo Ministro atendeu a um pedido de liminar do PSOL e decidiu na última segunda-feira, suspender o projeto que prevê a construção da Ferrogrão, ferrovia prevista para ligar o Mato Grosso e o Pará e facilitar o escoamento do agronegócio.


Presidente do STF, Luís Fux recebe carta de juristas, artistas e políticos que defendem julgamento de Moro no STF. Em encontro virtual, presidente da Corte recebeu texto endossado por artistas como Chico Buarque e Caetano Veloso e políticos como Rodrigo Maia e Ciro Gomes.

 CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 

Paulo Câmara nomeia tio-avô de João Campos como assessor especial no Governo de Pernambuco. O artista plástico Maurício Arraes de Alencar foi nomeador Assessor Especial do Governador de Pernambuco.

 COVID EM PERNAMBUCO 

Pernambuco confirmou, ontem, 2.482 novos casos e 60 mortes pela Covid, o maior número de óbitos diários confirmados desde o início de 2021. Estado passou a totalizar 320.931 confirmações e 11.471 mortes de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. 60 mortes registradas, ontem, ocorreram entre os dias 27 de dezembro de 2020 e a 15 de março de 2021 – um intervalo de 78 dias. Dos 60 mortos, 43 tinha mais de 60 anos e 41 tinham doenças pré-existentes. 275.733 pacientes foram recuperados da doença.

Foram aplicadas 642.824 doses da vacina contra a Covid, das quais 471.077 primeiras doses.

Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou decreto que por mais 6 meses o estado de calamidade em todos municípios e Fernando de Noronha. Mais seis meses de compras e contratos sem licitação pública.

Itamaracá restringe acesso à ilha durante quarentena. E o direito constitucional de ir e vir...

Feiras do Polo de Confecções do Agreste funcionarão por delivery durante quarentena em Pernambuco.

 COVID NO BRASIL 

Ministério da Saúde confirmou, ontem, mais 2.841 mortes por Covid – novo recorde após 21 dias de aumentos consecutivos. Brasil tem agora 282.127 vítimas e 11.603.535 casos da doença.

Brasil vive maior colapso hospitalar e sanitário da história, diz Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz. Fundação realizou levantamento e fez análise das taxas de ocupações de leitos em todo o país.

País é o 24º no mundo em mortes por Covid por milhão de habitantes. Ranking divulgado pela Worldometers - site de referência que fornece contadores e estatísticas em tempo real - é liderado pela República Tcheca. Apresentam mais mortes que o Brasil, por milhão de habitantes, países como a Bélgica, Itália, Estados Unidos, Portugal, entre outros.

Belo Horizonte vai adotar toque de recolher.

Ceará vai alugar câmaras frigoríficas para armazenar corpos.

Governador do Amapá determina lockdown no Estado por 7 dias a partir desta 5ª feira.

Morre de covid ex-ministro e ex-diretor de Itaipu Euclides Scalco. Farmacêutico paranaense Euclides Scalco foi ainda fundador do MDB e do PSDB.

 AGORA AS BOAS 

Farmacêutica Moderna testa uso pediátrico de vacina contra covid-19 em 6.750 crianças.

Em audiência na Câmara dos Deputados, a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, afirmou, ontem, que o Brasil receberá as primeiras doses de vacina contra Covid-19 do consórcio Covax Facility na sexta-feira (19) ou no sábado (20). Um segundo carregamento, com 1,9 milhão de doses adicionais do imunizante, está previsto para desembarcar no país até o fim deste mês.

Mais 198 mil doses de vacina contra covid-19 chegaram, ontem à noite, a Pernambuco. Com a chegada da nova remessa, o número de doses recebidas por Pernambuco totalizará 1.052.960 unidades.

A Datawrapper, ferramenta da internet que captura dados sobre determinados assuntos, aponta que Brasil está em 5º lugar entre os países que mais vacinaram no mundo. 10.389.077 pessoas tomaram a primeira dose e 3.791.197 a segunda, num total de mais de 14 milhões de doses aplicadas no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário