segunda-feira, 15 de março de 2021

março 15, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários


Segunda-feira, 15 de março de 2021

Governo de Pernambuco anuncia crédito emergencial para micro e pequenas empresas e suspende cobrança de tarifa social de água. Além de isenção, por 120 dias, do ICMS.

Carta de empresários de Ipojuca prega desobediência contra fechamento do comércio e atividades turísticas.

Eduardo Pazuello nega saída do Ministério da Saúde, anuncia novos contratos de aquisição de vacinas para hoje. Presidente Jair Bolsonaro encontrou a cardiologista Ludhmila Hajjar, ontem, mas ainda não há confirmação sobre a troca no comando da pasta.

Superlotação, mortes de crianças por falta de equipamentos médicos e pacientes esperando atendimento dentro de ambulâncias. Essas são algumas das denúncias de trabalhadores que atuam no Hospital Barão de Lucena, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife, referência para casos respiratórios graves infantis. Essa é a situação dos hospitais públicos de Pernambuco antes, durante e depois da pandemia. A pandemia agravou o problema.


Pároco no município de Gravatá, o padre Fernando de Lima Silva (foto) morreu afogado ao tentar salvar duas pessoas, uma criança de quatro anos e a mãe que estavam em um barco que afundou em um açude localizado em Serra Negra, Zona Rural do município de Bezerros.

Volkswagen publicou, ontem,  anúncio na edição impressa dos principais jornais do país em que reconhece a sua atuação junto à ditadura militar (1964-1985).


Ludhmila Hajjar (foto) já criticou política de combate à Covid do Governo Federal e é contra o tratamento precoce defendido por Bolsonaro.

Cidades registram carreatas em apoio a Bolsonaro e contra lockdown. Imprensa minimiza manifestações contra lockdown em São Paulo e Brasília que tiveram carreatas enormes e muita gente nas ruas.

 OS SUPREMOS DA CORTE 

Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal - STF - concede prisão domiciliar ao deputado federal Daniel Silveira. Determinação é que o parlamentar use tornozeleira eletrônica.

 O CASO DO MENINO MIGUEL 

Justiça do Trabalho sentenciou o ex-prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker, e sua esposa, Sarí Corte Real, a pagarem R$ 386 mil por dano moral coletivo por irregularidades trabalhistas, descobertas após a morte do menino Miguel Otávio Santana, ocorrida no dia 2 de junho de 2020. A ação movida pelo Ministério Público do Trabalho aponta que “as ilicitudes praticadas pelos patrões tiveram o poder de abalar a sociedade brasileira”.

 IMPRENSA 

Revistas semanais tiveram um péssimo ano em 2020. A revista Veja perdeu 285.015 exemplares impressos e digitais. Isso equivale a uma queda de 52,2% em relação a 2019. Época teve redução de 68.260 cópias (-43,5%). Exame caiu 31,9% (-26.024 exemplares). A revista IstoÉ não tem circulação auditada e não se sabe qual é a sua tiragem.

 COVID EM PERNAMBUCO 

Pernambuco confirma mais 1.104 casos de Covid e 26 mortes; estado totaliza 317.528 registros e 11.383 óbitos. Óbitos registrados, ontem, segundo o governo, ocorreram entre os dias 21 de outubro de 2020 e 13 de março de 2021 - um intervalo de 164 dias. Do total de 26 óbitos, 16 tinham mais de 60 anos e 18 tinham doenças pré-existentes como doença cardiovascular (11), diabetes (7), obesidade (4), hipertensão (4), tabagismo/histórico de tabagismo (2), doença renal (4), câncer (2), imunossupressão (2), histórico de AVC (1) e doença respiratória (1). 272.582 pacientes foram recuperados da doença.

O Estado aplicou 605.213 doses da vacina contra a Covid-19, das quais 441.346 foram primeiras doses.

O governador Paulo Câmara anunciou que vai criar nova linha de crédito emergencial para micro e pequenas empresas, com a liberação de empréstimos de até R$ 50 mil para cada uma. Além disso, foram suspensas, por três meses, as cobranças das tarifas sociais de água, contemplando cerca de 600 mil pessoas.

Também foi anunciada a prorrogação, por 120 dias, dos pagamentos dos Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Para todos contribuintes que estejam inscritos no Simples Nacional - microempresas e microempreendedores.

Prefeitura de Garanhuns adia impostos de hotéis, bares e restaurantes.

Carta de empresários de Ipojuca contra fechamento. Ao Sr. governador Paulo Câmara, à prefeita Célia Sales, Vereadores, Comitê de Contingência ao Coronavírus e ao povo Ipojucano. Informarmos que, a partir do dia 17 de março de 2021, não aceitaremos e muito menos seguiremos qualquer decreto que impeça qualquer pessoa no Município de Ipojuca de exercer seu Direito Constitucional da Livre Iniciativa (Art. 1o, IV, CF e Art. 170, CF).

Morreu, ontem, o advogado Gustavo de Freitas Cavalcanti Costa, aos 47 anos em decorrência da Covid-19.

 COVID NO BRASIL 

São 1.127 vítimas da Covid a mais contabilizadas, ontem, pelo Ministério da Saúde. 11.483.370 pessoas foram diagnosticados com covid-19 e 278.229 morreram pela doença.

Pará entra em lockdown a partir desta segunda-feira. Medida durará por 7 dias em 5 municípios da Região Metropolitana de Belém.

Justiça de São Paulo permite volta às aulas presenciais após ‘fase emergencial’. Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu duas sentenças proferidas por juízas de instância inferior.


Atacante Gabigol (foto, ao centro), do Flamengo, foi flagrado em um cassino clandestino na madrugada de ontem, na Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo. O local foi alvo de uma operação de uma força-tarefa do estado contra aglomerações durante a pandemia de Covid-19. Cerca de 200 pessoas estavam no estabelecimento, incluindo o cantor de Funk MC Gui. Gabigol admite erro: "Faltou sensibilidade da minha parte."

Apresentador da Record, Geraldo Luís, deixa a UTI após 11 dias e cobra 'vacina urgente' contra a Covid-19. Geraldo Luís segue internado, porém agora em um quarto, após receber diagnóstico positivo.

 COVID NO MUNDO 

AstraZeneca pode enviar à União Europeia menos de 50% de doses estimadas até junho.

Em Portugal, grupo de médicos pede uso de ivermectina no tratamento da Covid-19. Medicamento foi avaliado em centenas de pacientes com a doença e apresentou resultados positivos.

Diretor de hospital é preso na Jordânia após 7 mortes de Covid por falta de oxigênio.

Polícia da Holanda interrompe protesto anti-lockdown às vésperas de eleições.

Rússia volta a registrar mais de 10 mil novos casos de coronavírus.

Com o total divulgado ontem, o número de casos do país soma 4,39 milhões.

 AGORA AS BOAS 

Pouco mais de 1 mês depois do início da campanha de vacinação no Brasil, o número de novas internações de idosos com 90 anos ou mais por covid caiu 20% no país.

Pfizer/BioNTech formou uma aliança com outras 13 empresas, incluindo algumas de suas rivais, para impulsionar a produção de sua vacina contra a Covid-19. O plano é fabricar 2 bilhões de doses ainda neste ano.

9.716.458 vacinados que receberam a primeira dose no Brasil. 3.568.251 vacinados que receberam a segunda dose. Total de doses aplicadas: 13.284.709

0 comentários:

Postar um comentário