terça-feira, 13 de abril de 2021

Alexandre Morais - Crônicas em Retalhos

abril 13, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários
Arte: Edgley Brito

Bento

    - Esse aí pode ter sido benzido, mas bento não é.

   Ele cresceu ouvindo isto da avó. Logo dela, que foi quem escolheu o nome do menino, em honra ao livro que o santo tem nas mãos e da fama de ser o protetor da paz nas famílias. Qual o quê! Bento apegou-se foi à taça do santo. Pegou-se cedo com taças e copos e tulipas e canecos e quaisquer outros que o ajudasse a levar uma brejeira pro bucho. Ainda sem bigode firmou essa parceria.

  Mas não que o mal viesse daí. Antes mesmo das inspirações etílicas, Bento já tinha tendências malinas.

   Tinha fissura por maltratar animais. Matou muitos. Inclusive gatos. Só pra provar que não dava sete anos de azar, como ele dizia sobre o que diz esta crença popular. E se diziam que era pecado matar Lavandeiras, eram estas os alvos da baladeira de Bento. Ouviu uma só vez que outro troço azarento era quebrar espelho. Passou a quebrar todos que via. De espelho foi às janelas. E daí vieram os mais próximos contatos com as escolas. Gargalhava com a boa pontaria.  

   E mais. Bento deu-se a outras práticas e consumos ilegais. Andou fugido e parou em celas. Não se queixava de nada, mas foi o rei das queixas policiais. Chegou o tempo até de ser acusado pelo que não fazia. Se não se sabia quem fez o mal feito, por certo tinha sido Bento. 

   E assim foi até certo dia. Se de menino a homem feito caminhou por fora, naquele certo dia resolveu entrar na ordem. E numa ordem. Uma ordem religiosa. Aí sim tem um livro nas mãos. E professa a paz nas famílias. Como dito, sem estudo, a bíblia ele não ler. Mas a carrega com a mesma habitualidade que veste terno e usa gravata.

   Só que tudo que escuta, Bento decora. Nisto ele é bom. Logo foi de fiel a líder da ordem. Grande orador. Grande conselheiro. Grande administrador. Ganhou um bocado de grandezas na boca dos ladeados.

    Mas na boca do povo... ah essa aí continua repetindo o que dizia a vó do convertido.

0 comentários:

Postar um comentário