domingo, 25 de abril de 2021

O dia de Sivuca agora também é do Sanfoneiro

abril 25, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

 

   É, agora o dia 26 de maio, data de nascimento do Mestre Sivuca (arte), tem mais um motivo para ser comemorado. A partir de 2021 também podemos chamar a data de Dia Nacional do Sanfoneiro.

  Comemoremos!

  Mas vamos saber mais. 

  O Projeto de Lei com a ideia foi apresentado em 03 de junho de 2009. Fazendo as contas, 2 anos e 4 meses após a morte do homenageado e quase 11 anos e 10 meses antes de tornar-se Lei.

 Burocracias e desatenções à parte, justa lembrança ao albino, paraibano de Itabaiana, Severino Dias de Oliveira. O apelido Sivuca foi uma derivação de Severino, ganho por volta dos 9 anos, mesma época em que, numa noite de São João, ganhou do avô uma sanfona.

  O menino branquelo não se dava com o sol, junto aos seus, nas tarefas rurais. Daí o despertar e o muito bom incentivo para a música.

  Começou no rádio, com passagens pelas rádios Clube e Jornal do Commercio em Recife, e despontou para o Brasil com Tico-tico no fubá´e Adeus, Maria Fulô, sucessos na década de 60. Daí percorreu uma longa e linda história até o dia 14 de dezembro de 2006, quando faleceu, em João Pessoa - PB, vítima de um câncer.

  Para saber mais sobre o gênio Sivuca clique aqui: Sivuca - Biografia 

  Para assistir um de seus maiores sucessos, Feira de Mangaio, com ele e com a Orquestra Sinfônica da Paraíba, clique aí abaixo:




0 comentários:

Postar um comentário