sábado, 22 de maio de 2021

Conexões Literárias de maio discute a literatura nacional contemporânea

maio 22, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários



 Realizado toda última terça-feira do mês, o webprograma “Conexões Literárias” de maio vai debater a identidade da literatura na atualidade. O encontro, que é uma parceria entre a Secult-PE e a Cepe Editora, será transmitido na próxima terça-feira (25), a partir das 19h, pelos canais do YouTube dos organizadores. O tema é “Instinto de que? Uma conversa sobre a Literatura Brasileira hoje”, inspirado no artigo Instinto de Nacionalidade, assinado por Machado de Assis. O acesso será livre e gratuito.

Participam do encontro on-line: Fred Caju, escritor e editor, e Marcelo Batalha, mestre em Educação, Culturas e Identidades (UFRPE/Fundaj) e especialista em Linguística e Ensino do Português (UFPE). Quem media a conversa é Roberto Azoubel, coordenador de Literatura da Secult-PE. Na pauta, questões como os elementos que definiriam a literatura brasileira contemporânea e seu papel na chamada identidade nacional.

“A questão da identidade nacional sempre foi muito presente no debate da literatura feita no nosso país. Praticamente inaugurada pelo Romantismo, ela foi estendida, ainda que de forma mais ampla, pelo nosso Modernismo, que a manteve e aprofundou o desafio da criação própria, nacional, com elementos que poderiam identificar a literatura brasileira. Haveria hoje elementos que definiriam a Literatura feita no Brasil? Ainda é possível falar em identidade nacional? Caso sim, qual o lugar da nossa Literatura hoje nesse debate?”, provoca Roberto Azoubel.

Serviço
Conexões Literárias “Instinto de que? Uma conversa sobre a Literatura Brasileira hoje”
Quando: 25 de maio de 2021 (terça-feira), 19h
Transmissão pelos canais da Cepe (bit.ly/canalcepe) e da Secult-PE (youtube.com/SecultPE)

0 comentários:

Postar um comentário