Vejam como funcionava o marketing dos discos a serem lançados no mercado, nos anos 60 e 70. Os shows, as turnês, vinham antes do disco. O público, na época, era ávido pelas novidades. Pagavam os ingressos, às vezes até caros, para ouvir musicas novas, com textos novos, que podiam ser líricos ou politicamente consequentes. E, se por acaso, houvesse a possibilidade de entrar no roteiro, sorrateiramente, uma música censurada, aí havia até briga na porta pra entrar. Deixávamos o público com água na boca. Como o disco ainda não tinha saído, não tocava nas radios, nem na TV. Única maneira de ouvir de novo era ver o show novamente, ou esperar o disco sair. Apesar da ditadura, tempos musicais maravilhosos. Motivação e adrenalina em altos níveis!!! O disco saía, e a execução pública nas rádios (eram muitas, naquela época) - e apresentações nas TVs (sempre com cachê), agitavam o mercado e viabilizava nosso crescimento artístico numa velocidade impressionante. Ah, que saudade!
Do facebook de Ivan Lins
0 comments:
Postar um comentário