segunda-feira, 17 de maio de 2021

Você é insubstituível

maio 17, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários


 Na sala de reunião de uma grande empresa, o diretor nervoso fala com sua equipe. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um grita:

  - Ninguém é insubstituível!

  A frase parece ecoar nas paredes da sala em meio ao silêncio.

  Os presentes se entreolham e baixam a cabeça.
  De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
  - Alguma pergunta?


  - Tenho sim. E Beethoven?
  - Falam tanto em descobrir talentos, mas continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
   - Então, pergunto: quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Elvis? Jorge Amado? Albert Einstein? Picasso?…
   - Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostavam e o que sabiam fazer bem. Mostraram que são sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento é direcionado para algo importante.
   - Se um gerente está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de técnico que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas ou Albert Einstein por ter notas baixas na escola. Ou ainda Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.
  - Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso fazer algo especial. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.

Colaboração: Danizete Siqueira

0 comentários:

Postar um comentário