quinta-feira, 29 de julho de 2021

Ademar Rafael - Crônicas de Bem Viver

julho 29, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

 JOSÉ VANDERLEY GALDINO MARQUES

Ademar Rafael
  Este sertanejo, ora incluso na galeria “Pessoas do meu sertão”, poderia entrar para história como a pai de Yane Marques, destacada atleta do pentatlo moderno, medalha de bronze nas Olimpíadas de Londres, ouro em duas versões dos jogos Pan Americanos e vencedora de várias competições nacionais e internacionais. No entanto, além deste merecido destaque, vamos dar clareza para outras habilidades de Vanderley Galdino.

   Vários leitores e várias leitoras desta coluna semanal não tiveram o privilégio de assistir nos campos e nas quadras a performance de Vanderley. Garanto era um espetáculo de categoria nos desarmes, sem dar pancadas, nos passes perfeitos e em finalizações impecáveis. Jogou em praticamente todos os times de Afogados da Ingazeira, com dedicação, classe e muita correção no quesito ética esportiva. Com certeza ele tem outros momentos de destaque em sua carreira futebolística. Vou limitar minha narração em duas situações.

   A primeira a sua estreia no fabuloso time do Guarany, em jogo realizado no Estádio Romeirão em Juazeiro do Norte. Foi um partida para entrar na história, jogou como gente grande, demonstrou o jogador perfeito que era e calou a boca de muitos torcedores e da crítica esportiva da época. Para este cronista Vanderley jogava um futebol que transitava entre o sentido de marcação de Ardiles, campeão mundial pela Argentina e a condução de bola de Falcão, do Internacional, Roma, São Paulo e Seleção.

   A segunda foi jogando futebol de salão pelo Barcelona, time que treinei, em jogo realizado na cidade de Iguaraci. Os jogadores do time base do Barcelona eram Bartó Garcia, Alex, Vanderley e Pé de Banda e seu banco de reserva era uma “grife”: Miranda, Chumbinho de Mestre Biu, Dinga de Everaldo, Dedé de Ninô, Bui de Zeca, Alírio, Dinamério. Em referida partida não podíamos contar com Alex, que não gostava de jogar fora, Bartó Garcia e Pé de Banda que faziam parte do elenco do Guarany. Vanderley e o goleiro seriam os únicos titulares. Chagamos em Iguaraci e percebemos a fria que estávamos metidos. O time era composto por quatro jogadores da cidade de Sertânia e apenas um da localidade. Ganhamos o jogo com belas exibições do nosso goleiro, de Miranda, de Dinga de Everaldo e uma partida exuberante de Vanderley, deu um aula.

   Fora dos campos e das quadras Vanderley também é craque como comunicador e narrador de jogos de futebol e circuitos de vaquejada. É, de fato e de direito, um homem com habilidades múltiplas. Conduziu com muito sucesso o programa “Pajeú Super Show” em nossa querida Rádio Pajeú. Atualmente comanda o festejado “Fim de Tarde na Fazenda”, pelas ondas da Afogados FM.

   Dentre as outras muitas qualidades de Vanderly eu destaco sua dedicação e compromisso com o que se dispõe a fazer, sua educação e suas ações em defesa do esporte e da cultura regional. Poucos pessoas conheci com tanto zelo por nossa terra e pela sua gente. Obrigado amigo.

Publicado originalmente no Blog do Finfa

0 comentários:

Postar um comentário