quinta-feira, 8 de julho de 2021

Alceu Valença - Forró de todos os tempos

julho 08, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

    Por Luiz Carlos Goga

 Bom amigos! Há vinte e três anos ALCEU VALENÇA lançava esta pérola! Aqui vai a minha homenagem a este mult BICHO MALUCO BELEZA, que no último dia 1° de julho completou 75 anos, uns dos meus heróis que ainda se encontra em vida plena.

  Na vasta discografia do ALCEU têm vários discos clássicos, porém escolhi um por reais motivos. Primeiro que o disco é uma aula de forró, segundo no Nordeste nesta época se comemoram os festejos juninos (apesar da lástima da pandemia).

  Na minha modesta concepção ele tem dois fatores que já faz dele um clássico desde quando foi concebido lá 23 anos atrás. O disco de título eterno FORRÓ DE TODOS OS TEMPOS! Quer título melhor pra quem já nasceu CLÁSSICO!

  Com FORRÓ DE TODOS OS TEMPOS, ALCEU trouxe a tona o verdadeiro forró, tanto como autor e intérprete, dando vasão as suas composições, como exaltando os seus e nossos ídolos regionais (LUIZ LUA GONZAGA E JACKSON DO PANDEIRO).

  Diante da versatilidade do artista em cantar e gravar outros ritmos como MPB, FREVO, PSICODÉLICO, COCO, CIRANDA, ROCK... E ETC! ALCEU superou expectativas em gravar só forró.

  O disco se encontra naquela margem clássica de discos de gente de peso dos anos 70 e 80 como por exemplo: TRIO NORDESTINO, OS TRÊS DO NORDESTE, ASSISÃO, GENIVALDO LACERDA, DOMINGUINHOS e outros mais. Não podemos esquecer do coro feminino que deu um charme em 10 faixas de 13. Aí foi que ficou idêntico aos antigos forrós!

  Também não posso deixar de mencionar que na época deste lançamento, a enxurrada de bandas estilizadas que se encontrava no auge não era pra qualquer um. Hoje em dia praticamente todas elas se extinguiram ou vivem totalmente desfiguradas! Hoje têm um tal de arroxa e piseiro que com certeza tá perto de afrouxar e deslizar!

  FORRÓ DE TODOS OS TEMPOS tem um repertório singular e excepcional!

1° EU QUERO VER VOCÊ DIZER QUE SOU RUIM (Alcymar Monteiro/Alceu Valença/Aracílio Araújo) Letra bem sofisticado para um forró lento, daqueles pra dançar bem juntinho. Escuta aí:



2° O TEMPO E O VENTO (Don Tronxo/Lula Côrtes/Alceu Valença) Letra de temática saudosista, onde o eu lírico conta já conta as horas pra rever o seu amor, em ritmo alucinante daquelas de levantar a saia!

3°FORRÓ DE OLINDA (João de lima/Aracílio Araújo) Com a participação especial do gênio LENINE é uma das várias homenagens a OLINDA e sua arquitetura! Porem está no encontro fictício com bastantes convidados, e a pegada é uma só, 2 pra cá, 2 pra lá de cansar as pernas!

4°FORRÓ CALANGUEADO (Aracílio Araújo/Alceu Valença) Em um ritmo mais alucinante onde uma estrofe da letra diz: É MANEIRINHO, É MIUDINHO QUE FORRÓ ACOCHADINHO TÃO BONZINHO DE DANÇAR... É MINEIRINHO, É MANEIRINHO É MIUDINHO... OURO PRETO BATE O SINO QUE EU RESPONDO NO GANZÁ! Já disse tudo. Mais uma pra ouvir:



5° VOU PRA CAMPINAS (Alceu Valença/Vicente Barreto) Aqui o eu lírico faz uma tour por esse brasilzão nas festas juninas. O ritmo um Baião pra dançar até o suor escorrer!

6°POUT-POURRI LUIZ GONZAGA (BAIÃO,VEM MORENA E O XOTE DAS MENINAS (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)(Zé Dantas/Luiz Gonzaga) Aqui aquela homenagem do artista a seus ídolos. Essa não pode deixar de tocar:



7°POUT-PORRI JACKSON DO PANDEIRO (O CANTO DA EMA - João do Vale/Ayres Viana/Alventino Cavalcante (CANTIGA DO SAPO - Buço do Pandeiro/Jackson do Pandeiro) Aqui também homenagem expressiva a seu ídolo!

8°ESSA MENINA (Aracílio Araújo) Com uma letra mais ousada, onde a letra fala "essa menina é doidinha por forró...eu quero ver o cabra bom dançarino com ela não bater PINO! Se é que vocês me entendem.

9°ARREPIADO (Gerardo Amaral/Carlos Fernandes) Uma celebração às festas juninas e à colheita do milho! Mas tem uma morena pra dançar MIUDINHO!

10°RIMA COM RIMA (Alceu Valença) Releitura do clássico disco de Alceu CAVALO DE PAU, de 1982. Esta faixa sai um pouco do contexto do disco, com uma pegada mas dance e até riffs indianos! Dá pra levantar um poeirão!

11°PETROLINA JUAZEIRO (Jorge de Altinho) Aqui sem palavras para este hino do nordeste e também sem falsa modéstia do BRASIL!

12°COCO DO RALA COCO (Alceu Valença/Aracílio Araújo) O disco termina com um coco, com a participação especial de DONA AURINHA, do grande percussionista BRASILEIRO E INTERNACIONAL NANÁ VASCONCELOS e da BANDA RALA COCO!

Taí um grande trabalho do mestre ALCEU VALENÇA, que diante de tantos forrós espalhados por sua discografia, fez uma obra singular e aclamada por nós que adoramos sua arte! Senti muito aqui a falta de seu fiel escudeiro, seu braço direito, o GUITARRISTA PAULO RAFAEL, um dos poucos discos que Paulinho se viu fora! Mas o guitarrista que o substituiu fez por merecer. Olha quem: LU BAHIA!

VALEU ALCEU POR ESTAR COM A GENTE DIANTE DESTE PERRENGUE MUNDIAL. VOCÊ SEMPRE FOI E SERÁ UM DOS NOSSOS ARTISTA DE PESO E EXPRESSÃO MÁXIMA!

Obs: ALCEU tá com um novo trabalho na praça: SEM PENSAR NO AMANHÃ, lançado em abril. Esse e FORRÓ DE TODOS OS TEMPOS! Você pode encontrar em mídia física na Passa Disco no Recife.

Fonte: meus miolos.

 

0 comentários:

Postar um comentário