Por Luiz Carlos Goga
Em meados dos anos 80 nosso querido mestre ZÉ RAMALHO passava por um ostracismo que parecia não ter fim! Discos não tão relevantes, carreira em decadência e o uso de drogas ilícitas! Anos 90 começa e ZÉ lança o disco FREVOADOR em 1992, apesar do sucesso de ENTRE A SERPENTE E A ESTRELA(uma versão português de AMARILLO BY MORNING dos compositores e cantor TERRY STTAFORD e PAUL FRASER lançado em 1973) encomenda por MARIONZINHO ROCHA então diretor musical da rede Globo e também produtor musical. Porém nosso artista em questão não gostou do produto final, apesar de muito sussesso na novela e no disco solo do artista.(26 anos depois ela voltaria a tona na novela O SÉTIMO GUARDIÃO).Porém meus caros o disco em questão aqui neste post é o mais coeso.(pelo menos pra mim)CIDADES E LENDAS disco de 1996 que agora em março faz 25 anos! tanto bem trabalhado, com participação de grande calibre entre eles OS MESTRES SIVUCA(que das onze faixas trabalhou em sete, como arranjador musical e na sanfona)MANASSÉS grande guitarrista e violonista de FAGNER.( tocou em seis faixas do disco) além de grandes figuras quê trabalham com ZÉ na sua banda de apoio como por exemplo o baterista GUSTAVO SCHRÖETER( por muito tempo baterista da banda cor do som, trabalhou com ZÉ por muito tempo depois com a volta da cor do som voltou para suas origens) o grande baixista CHICO GUEDES que por trinta e três anos trabalhou com ZÉ, falecendo em 2019. ZÉ GOMES também outro gigante da percussão( sobrinho de JACKSON DO PANDEIRO) Até hoje trabalha na banda de ZÉ!
Vamos a um faixa a faixa.
1° CIDADES E LENDAS: já começa com a música título, cidade e lendas uma repaginada nas grades metrópoles com suas maravilhas e caus!( compositores ZÉ e FAUSTO NILO)
2° LEVA EU SODADE: um digno sertanejo raiz do começo dos anos 60, daqueles do interior de São Paulo e Mato Grosso, com direito a viola de doze cordas e um leve slide no começo da canção!(comp.TITO NETO e ALVENTINO CAVALCANTE)
3° BOMBA DE ESTRELA: Uma faixa no melhor sentido RAUL SEIXAS de desconstruir uma letra. Como por exemplo umas das frases da estrofe quê diz, NEM TODO QUIETO É PACATO... NEM TODO MAL É VARRIDO! (comp. ZÉ e JORGE MAUTNER)(faixa já gravada no disco de JORGE MAUTNER de 1981, com AMELINHA dividindo os vocais com JORGE, então mulher de ZÉ RAMALHO)
4° PARA UM AMOR NO RECIFE: Nesta faixa entendo que é um desabafo do interprete por deixa o uso de drogas ilícitas! Onde ele diz... A RAZÃO POR QUE MANDO UM SORRISO E NÃO CORRO... É QUE ANDEI LEVANDO A VIDA QUASE MORTO...QUERO FECHAR A FERIDA, QUERO ESTANCAR O SANGUE, SEPULTAR BEM LONGE, O QUE RESTOU DA CAMISA COLORIDA(drogas pesadas) QUE COBRIA MINHA DOR! ( VALE RESSALTAR QUE NO COMEÇO DOS ANOS 90 ZÉ RAMALHO ESTAVA SAINDO DAS DROGAS, FICANDO APENAS NA MACONHA ATÉ O INÍCIO DOS ANOS 2000 QUANDO ABANDONOU TODAS!)(comp. PAULINHO DA VIOLA)
5° CADA UM DÁ O QUE TEM: Uma canção de reflexão do melhor do ser humano. Onde um dos versos diz , E NESSE SAGRADO PLANO IMPERA QUEM TRAZ O BEM...ESTAMOS NUM PELEJAR E CADA UM DELES APONTA UM POUCO DE CADA CONTA QUE VAMOS APRESENTAR! (comp. ZÉ e CHICO GUEDES,baixista citado em cima.) Bora ouvir essa?
6° NÃO EXISTE MOLHADO IGUAL AO PRANTO: outra faixa de descontração, no ritmo do melhor Baião. Mais uma a lá RAUL SEIXAS. (comp. ZÉ e LULA CÔRTES) ( faixa já gravada pelos dois artistas no incógnito disco raro de 1975 PAÊBIRÚ)
7° PROFETAS: faixa gravada especialmente para uma novela da Globo, uma tentativa de ter uma quarta novela as 23:00 horas(O FIM DO MUNDO)(comp. TAVITO e ALDIR BLANC) ALDIR BLANC, aquele mesmo que morreu o ano passado decorrente da covid 19, posteriormente nascia a lei aldir blanc pra ajudar pequenos artistas e programas radiofônicos em matéria de financeiramente.
8° RAP-XOTE ESOTÉRICO: Pra mim junta de PROFETAS a sétima faixa, as com melodias mais fracas por usar pouco instrumentos, só programação de computação ou os famosos samplers! Porem as letras das duas muito forte e interessantes! Se foce ao som de Guitarras, baixo e bateria, tinha ficado bem raiz! Apesar que nesta faixa ZÉ usa uma guitarra acústica.(comp. ZÉ RAMALHO)
9° OS ÚLTIMOS DIAS: faixa de cunho político e por não dizer atualissima, em uma das estrofes ZÉ profetiza. NEM EU NEM VOCÊ SABEMOS EM QUE SERÁ QUE O MUNDO VAI SE TRANSFORMAR TANTA VIOLÊNCIA, ESTRUPROS E MORTE NÃO VAI SOSSEGAR. Em outra estrofe ele matenhe a deixa de um futuro melhor. EH! VAMOS PRESISAR DA BONDADE PRA VER SE A FELICIDADE INVADE!(comp. ZÉ RAMALHO)
10° ALFORRIA: faixa singela.De um garoto que deixa as coisas simples da vida, tipo pegar passarinho, pescar, brincar e começa a descobrir o encanto pelas as meninas(a famosa puberdade) (comp. ZÉ RAMALHO). Essa dá a té pra balançar:
11° UM LUGAR PARA SONHAR: Umas das faixas mas bela do disco. Junta o cansaço da vida e a vontade de se estabelecer no lugar de natureza em abundância. E nas entre linhas fumar aquele cigarrinho de ilusões! (comp.ZÉ RAMALHO)
Tá aí gente o décimo segundo álbum deste artista que admiro tanto! Só lembrando que nesta época, ZÉ estava numa ascensão impressionante,a música ADMIRÁVEL GADO NOVO de 19 anos atrás 1977 estava fazendo o maior sucesso na novela rei do gado. O disco O GRANDE ENCONTRO 1, com ALCEU VALENÇA, ELBA RAMALHO, GERALDO AZEVEDO e ZÉ RAMALHO. Explodiu de vendas e a crítica especializada exaltou como nunca o show e disco! Já ano depois em 1997 já com Robertinho de Recife como seu produtor até os dias de hoje, ZÉ lança o disco duplo e o primeiro de uma trilogia entitulado 20 ANOS ANTOLOGIA ACÚSTICA! AI SIM O HÔME CHEGOU NO PATAMAR QUE O LHE AGUARDAVA!
0 comments:
Postar um comentário