quinta-feira, 22 de julho de 2021

Milton Oliveira - Crônicas do Tempo

julho 22, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

   Ah! Eu Fui Feliz!


 Ser autêntico é uma questão de razoabilidade, de coerência, de inteligência, oportunidade que todos têm acesso e direito, e serve para pavimentar a estrada onde se caminha em direção ao amanhã. Não se deve alimentar preocupação com os erros cometidos no passado; as imperfeições de ontem devem servir de lição, apenas. Se
essas falhas lhe ajudarem a não as repetir, já é um bom aprendizado. Jamais poderão ser um fardo imprestável que se arrastará pelo resto da vida.

  Todos nós conhecemos o ensinamento bíblico da primeira pedra. Se os que acusavam Maria Madalena perderam a motivação do julgamento impiedoso, quanto mais os que nos observam de longe, como quem não querem nada além de apontar nossos defeitos.

  Todos nós temos imperfeições e elas podem ser de grande ou de pequena monta. O importante é que não permitamos que elas interfiram em nosso destino indefinidamente, como se fôssemos eternos condenados.

  O ontem deve e tem de ficar para trás, assim como o amanhã sempre estará adiante. O importante é o instante atual. E é fundamental não permitir que os erros do passado atrapalhem o momento que corre, já que ele é único e não se repetirá mais.

 O amanhã nasce propenso a envelhecer rápido e as emoções de hoje logo farão parte do pretérito.

  Viva com a intensidade própria de quem desfruta momento único. Abra o coração para a fraternidade, exercite o perdão e procure manter a mente serena, de modo a não impedir o aflorar do sorriso em seus lábios e o brilho da felicidade no lucilar dos seus olhos.

  Pouca ou nenhuma preocupação tenha em relação ao que dirão de você. Se argumentarem a respeito de suas falhas passadas, lembre-se que elas fazem parte de uma época diferente da atual e com esta não pode se confundir. E se as críticas forem endereçadas às suas atitudes do momento, examine sua postura criteriosamente; se ela não estiver lhe causando prejuízo, ou qualquer outro dano, nem a você, nem a ninguém, ignore essas maledicências e seja feliz.

  Lembre-se que, a todo momento, a vida segue em frente. Procure viver bem, para quando chegar o momento de repousar a cabeça na embriaguez do sono fatal, você possa dizer, antes de fechar os olhos: ah! eu fui feliz!

Publicado originalmente no Blog do Finfa

0 comentários:

Postar um comentário