sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Ademar Rafael - Crônicas de Bem Viver

agosto 20, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

    PACIÊNCIA


   Tenho escutado por onde passo desabafo de pessoas que se dizem não ter mais estrutura para suportar as restrições impostas pela prolongada quarentena. Todos afirmar que “os nervos à flora da pele” estão minando a sua paciência, que a irritabilidade tem tomado conta de comportamentos antes ponderados.

    Com todo respeito aos depoimentos fico com a dúvida se as citadas restrições não foram somente matrizes da “gota d’água”, os recipientes já estavam cheios, o ótimo pingo apenas os fez transbordar.

   Se avaliarmos nosso comportamento, antes da pandemia, vamos detectar que o paciência há muito não estava conosco. Ficamos irritados com coisas banais como demora de um elevador, de um carro de aplicativo solicitado, de um transporte coletivo e tantos outros fatores que deveriam ser literalmente ignorados em atenção a nossa saúde. Este fenômeno tem inibido nossa capacidade de pensar, criar, agir, conviver harmoniosamente e aplicar o que temos de melhor em nosso favor e em favor dos que conosco dividem os espaços comuns.

  Gustave Flaubert, escritor francês, lapidou uma frase que expressa muito bem a combinação talento x paciência: “Talento significa uma enorme paciência.” É impossível colocar inverdade nessa frase.

   A escritora e jornalista brasileira, Martha Medeiros na obra “Cosias da vida: Crônicas.”, nos apresenta esta impecável ponderação: “Paciência só para o que importa de verdade. Paciência para ver a tarde cair. Paciência para sorver um cálice de vinho. Paciência para a música e para os livros. Paciência para escutar um amigo. Paciência para aquilo que vale nossa dedicação.” Com estas duas senhas que tal acessarmos nosso interior e inspirados pela necessidade de vivermos bem e melhor reconstruirmos, com alicerce firme, uma base que nos devolva a paciência tomada com nossa anuência na maioria dos casos.

Publicado originalmente  no Blog do Finfa

0 comentários:

Postar um comentário