terça-feira, 10 de agosto de 2021

Dedé Monteiro - Mais um Título para o Mestre

agosto 10, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

Poeta Dedé Monteiro / Foto: Jan Ribeiro-SecultPE

O Poeta Dedé Monteiro, já detentor do título de Patrimônio Vivo de Pernambuco e de tantos outros atribuídos por fãs e pesquisadores, recebe mais um nesta quinta-feira, 12 de agosto de 2021. O reconhecimento da vez partiu da Universidade de Pernambuco (UPE) e tem a chancela de Título de Notório Saber em Cultura Popular.

“É mais uma alegria que divido com os poetas e poetisas e com o Pajeú inteiro”, declara Dedé Monteiro. A cerimônia de entrega acontece às 09 horas e será transmitida pelo canal da UPE no YouTube: www.youtube/UPEnasRedes.

Junto a Dedé, outras 24 personalidades atuantes em diversas expressões culturais em todo o Estado serão agraciadas. São quatro em poesia popular, seis em música, nove em artes e artesanato, duas em dança, uma em artes cênicas, uma em doçaria, uma em saúde popular e uma em educação (relação no final da matéria).

Dedé Monteiro é José Rufino da Costa Neto, nascido em 13 de setembro de 1949. Recita desde criança, motivado pela inspirada companhia paterna, e aos 15 anos escreveu seu primeiro poema, uma homenagem à mãe, numa atividade escolar.

    Tem quatro livros publicados: Retalhos do Pajeú (1984), Mais um baú de retalhos (1995), Fim de feira (2006) e Meu quarto baú de rimas (2010), além de um CD de declamações: Dedé Monteiro Voz e Amigos (2014).

   Entre os tantos títulos recebidos, destaque para o Papa da Poesia. Este foi traduzido em foto de capa em publicação-homenagem da Revista Pajeuzeiro, em 2016 (foto abaixo).

   
Foto: Claudio Gomes

Contemplados com o Título de Notório Saber em Cultura Popular - Universidade de Pernambuco/2021:

Poesia Popular - Dedé Monteiro, J. Borges, Costa Leite e Gonzaga de Garanhuns

Música - Maestro Formiga, Assis Calixto, Maestro Duda, Lia de Itamaracá, Galo Preto e Didi do Pagode

Artes e Artesanato - Mestre Nado, Lula Vassoureiro, lvan Marinho, João Elias Espindola - Renda Renascença, Mestre Saúba, Zé de Bibi, Jorge Ferreira, Manoelzinho Salustiano e Maria Amélia

Dança - Ana Lúcia (Coco e Pastoril) e Cristina Andrade (Ciranda e Ursos de Carnaval)

Artes Cênicas - Índia Morena

Doçaria - Dona Menininha do Alfenim

Saúde Popular - Dona Prazeres (Parteira Tradicional)

Educação - Lúcia dos Prazeres (Saber Popular e Poética)

0 comentários:

Postar um comentário