domingo, 29 de agosto de 2021

Filme retrata encontro entre contador de histórias africano e comunidades quilombolas

agosto 29, 2021 Por Alexandre Morais 1 comentário

Foto: Paula Vanina

Da Folha de Pernambuco

   O curta-metragem pernambucano “Do Burkina Faso a Terras Quilombolas: um encontro pela oralidade" ganha lançamento neste domingo (29), às 16h, no canal de YouTube da artista Laura Tamiana, uma das idealizadoras do projeto. O filme retrata a realização do projeto homônimo, que promoveu o encontro entre um contador de histórias africano e comunidades quilombolas do Sertão do Pajeú.

   O contador de histórias e ator François Moïse Bamba, natural do Burkina Faso, país da África Ocidental, esteve em Pernambuco no início de 2020. Na época, ele conheceu as comunidades quilombolas Abelha, Travessão do Caroá, Gameleira e Brejo de Dentro, do município de Carnaíba.

   Ao longo de oito dias, Bamba conduziu uma programação que incluía atividades e momentos cotidianos, espaços para o artista e os moradores das quatro comunidades partilharem mutuamente suas heranças e vivências na tradição oral. Com incentivo do Funcultura, o projeto foi concebido e realizado pelas artistas e produtoras Laura Tamiana e Karuna de Paula, residentes em Recife, em parceria com Edna Andrade, liderança quilombola, além da Comissão Quilombola do Caroá. 

   A artista Paula Vanina foi convidada para vivenciar a imersão e fazer o registro audiovisual do encontro. Ela assina as imagens, roteiro e edição do curta. O filme será exibido com legendas em francês, possibilitando também o acesso aos conterrâneos do contador de histórias. 

Publicado originalmente em https://www.folhape.com.br/cultura/filme-retrata-encontro-entre-contador-de-historias-africano-e/195524/

Um comentário: