sábado, 28 de agosto de 2021

Pedra da Maravilha

agosto 28, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários


Colaboração Miguel Góes

   O Sertão da Paraíba é um grande laboratório de Geografia. Os afloramentos de rocha da região testemunham processos diferenciados de erosão, deposição e sedimentação, configurando sistemas ambientais únicos.

   Em Belém do Brejo do Cruz, por exemplo, temos a Pedra da Maravilha, com sua formação curiosa: um grande matação se equilibra sobre outros dois fragmentos de rocha há milhares de anos, com bastante estabilidade.

  Provavelmente, os processos de formação deste afloramentos ocorreram durante climas distintos: a porção esférica corresponde a períodos secos e quentes, propiciando o processo de esfoliação esferoidal na rocha devido às dilatações dos seus minerais durante o calor do dia, e a contração dos mesmos durante a noite fria, causando o processo de acebolamento ou arredondamento.

   Já a parte imediatamente abaixo da esfera condiz a períodos chuvosos, nos quais ocorrem processos de dissolução da rocha devido ao contato com a água. Passando tal período chuvoso, os tempos atuais voltam a ser secos, mas agora com menos intensidade, provocando, nas rochas, o formato assimétrico.

   Os afloramentos rochosos do nosso Sertão são, portanto, uma máquina do tempo que nos transporta pelo tempo geológico, auxiliando a compreender os processos que ocorreram em nosso planeta.

     Foto: @ronildotxarles

0 comentários:

Postar um comentário