domingo, 15 de agosto de 2021

Seis novos Patrimônios Vivos são eleitos em Pernambuco

agosto 15, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

   O Governo do Estado anunciou os seis novos selecionados no concurso anual de Registro de Patrimônios Vivos de Pernambuco. A votação ocorreu na manhã desta quinta (12), em reunião on-line do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), vinculado à Secretaria de Cultura. Os escolhidos receberão diploma com o título de “Patrimônios Vivos de Pernambuco” e bolsa mensal vitalícia no valor de R$ 1.600 (no caso de pessoa física) e R$ 3.200 (quando for grupo, entidade, agremiação ou associação).

Mestra de Reisado Maria Jacinta
Aos 96 anos, Maria Jacinta Sampaio da Silva é uma das mais antigas mestras de cultura popular em Pernambuco. A Mestra de Reisado viu o primeiro reisado em sua casa, ainda criança. Acabou fundando seu próprio grupo, nos anos 1960, com marido e filhos. Outras famílias da vizinhança davam corpo ao grupo que se apresentava a cada 6 de janeiro, Dia dos Reis. A pé, de caminhão ou de canoa, o Reis de Maria Jacinta cumpre até hoje sua função e leva a tradição até escolas, projetos sociais e onde mais as portas se abrem ao Movimento Viva Reis, que reúne outros grupos dessa tradição no Sertão do São Francisco.

   Dentre os mais de 90 candidatos inscritos no certame, foram selecionados: Mestre Luiz Antônio (Barro – Caruaru), Maria Jacinta Sampaio da Silva (Mestra de Reisado – Santa Maria da Boa Vista), Marliete Rodrigues (Barro – Caruaru), Velho Xaveco (Pastoril – Recife), Mãe Beth de Oxum (Coco – Olinda), Caboclinho União 7 Flexas (Goiana).

   O Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco tem por finalidade o apoio financeiro e a preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no Estado há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição. Até hoje, 75 Patrimônios Vivos foram registrados.

   Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe e integrante do Conselho Estadual de Preservação, participou da votação e exaltou o alto nível dos participantes da seleção. “A cada ano nós temos uma lista de nomes, cuja importância evidencia o peso da nossa cultura. Nosso patrimônio está guardado nas mãos de pessoas que merecem nosso profundo respeito e admiração”, disse o gestor.

  “O registro de mais seis Patrimônios Vivos significa a salvaguarda de mais seis expressões culturais de Pernambuco. Ajudar a garantir a produção e o legado dessas pessoas e entidades é o ponto mais importante dessa ação que é uma das mais especiais do Governo Estadual”, afirmou o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto.

0 comentários:

Postar um comentário