quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Ademar Rafael - Crônicas de Bem Viver

setembro 09, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

 MALDADE EXTREMA

Ademar Rafael

   Cada dia que passa tenho clareza que é necessário nos apegarmos ao ser superior que devotamos nossa fé, no meu caso a Deus, para não cairmos na tentação de abrirmos nossa “caixa de maldades”. Somente com essa ajuda usaremos a magia do lado bom e justo dos seres humanos, a estrada do bem é feita sobre terreno acidentado.

  Fomos criados para praticar o bem, contudo, com nossas escolhas muitas vezes praticamos atos que envergonham qualquer pessoa de bom senso. Esta constatação ganha musculatura ao observamos o comportamento de alguns no decorrer de história. Atrocidades em tempos de guerra são jogadas debaixo do tapete do admissível em época de conflitos, mesmo que tais alegações não justifiquem tais práticas.

  Quero, no entanto, dedicar este texto para remeter nossa atenção e fazermos uma reflexão sobre os horrores narrados por Laurentino Gomes, nos volumes I e II da trilogia “Escravidão”, lançados em plena pandemia. O escritor paranaense, de forma lúdica havia publicado três livros sobre os fatos históricos de 1808, vinda da família real portuguesa para o Brasil; 1822, Independência do Brasil e 1889, Proclamação da República, deixa a leveza que caracteriza as obras anteriores para narrar atos e fatos, comprovados em suas pesquisas, que deslocam as pessoas que os praticam da categoria de “seres humanos”, para de animais com irracionalidade em excesso.

  Sem descer para escala de valor da individualização dos atos, as pessoas que tiverem acesso as obras terão contato com extenso leque de aberrações praticadas na captura, no transporte nos navios negreiros e na compra e venda de escravos. Tudo sob o olhar conivente de autoridades da época, inclusive vinculadas as religiões. As ideias do iluminismo, a mudança de lado dos ingleses – estritamente por interesse econômicos -, em nada reduzem o tamanho dos crimes praticados pelos países centrais e absorvidos pelos países do novo mundo.

Crônica publicada originalmente no Blog do Finfa

0 comentários:

Postar um comentário