quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Concurso Nordestino de Frevo premia compositores e apresenta canções vencedoras

setembro 09, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Da Folha de Pernambuco

   Na próxima terça-feira (14) é celebrado o Dia Nacional do Frevo, data em que a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promove festa para enaltecer a cultura popular do ritmo que arrasta multidões em Pernambuco, com a entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso Nordestino do Frevo – ritmo revalidado como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no último 31 de agosto.
  A cerimônia está marcada para as 17h no Complexo Cultural Gilberto Freyre, em Casa Forte, Zona Norte do Recife. Canções inéditas premiadas pelo festival serão executadas pela orquestra do Maestro Duda, homenageado e diretor musical do certame, e pelo Coral Edgard Moraes. A transmissão da festa pode ser acompanhada pelo YouTube da Fundaj. 
  Pernambuco liderou o número de inscrições, com 256. A categoria que recebeu mais composições foi Frevo Canção (92), seguida por Frevo de Bloco de Frevo de Rua, com 79 cada, e o novo hino da Turma da Jaqueira Segurando o Talo, com 19 obras. Além das premiações em dinheiro, um álbum será produzido. Trechos das composições estão sendo publicados nas redes sociais da Fundaj.
  O evento vai revelar também os vencedores nas categorias “Melhor Arranjo” e “Melhor Intérprete”. Para Antonio Campos, presidente da Fundação, o dia será de homenagens ao “monumento imaterial que é o frevo”. 
  “Que forma melhor, senão prestigiando e fomentando o trabalho daqueles que, apaixonados, garantem sua existência? É compromisso da Fundaj a preservação do patrimônio do homem do Nordeste”, afirmou.

   Concurso Nordestino do Frevo 
  O Concurso Nordestino do Frevo foi lançado pela Diretoria de Memória, Educação Cultura e Arte (Dimeca) em fevereiro de 2021. Mais de 270 candidatos de sete estados do Nordeste inscreveram composições na disputa.

   Serviço
   Premiação do Concurso Nordestino do Frevo + Dia Nacional do Frevo
  Terça (14), 17h,   com transmissão no canal oficial da Fundaj, no YouTube

0 comentários:

Postar um comentário