quinta-feira, 21 de outubro de 2021

50 anos do Quinteto Violado

outubro 21, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

 VIVA OS VIOLADOS

Por Alexsandro Acioly

Em 1971 o Brasil vivia um momento de luta pela liberdade de expressão. Eram os anos de chumbo, que se estenderiam até o início de 1974, e a censura tanto na área musical quanto na cultural em geral não deixava passar nada que fosse de encontro aos seus pensamentos e interesses.

É em meio a esses acontecimentos que nasce em 1971 uma das maiores expressões musicais do Nordeste do Brasil, o Quinteto Violado.

Na verdade a banda já existia desde o ano de 1970, mas ainda não tinha sido batizada como “Quinteto Violado”. E eis que vem o convite que mudaria a história do grupo e da música pernambucana. Após se apresentarem nos estúdios da TV Universitária o grupo é convidado para se apresentar no festival de verão que iria acontecer no Teatro de Nova Jerusalém, onde fariam a abertura do espetáculo Calígula, de Albert Camus.

Depois de uma bela apresentação nas pedras do grande teatro ao ar livre, o grupo vai descendo com os instrumentos e eis que um dos garotos que estavam na plateia grita: “LÁ VEM OS VIOLADOS”. A partir desse momento estava batizado um dos maiores grupos musicais do País.

E é nesse dia 21 de outubro de 2021 que o Quinteto Violado está completando 50 anos de atividade ininterrupta. Claro que a formação já não é mais a mesma. Dos músicos remanescentes só Marcelo Melo que continua no grupo. Com o falecimento de um dos fundadores, o baixista Toinho Alves, o grupo sente a pancada, mas não deixa a peteca cair e segue em frente com os projetos e shows.

O Quinteto imortalizou músicas como “Asa Branca”, "Samarica Parteira” e tantas outras do Rei do Baião. O grupo também tem LP’s e CD’s antológicos como é o casso do Primeiro LP denominado de Quinteto Violado, de 1972, gravado pelo selo Phillips (imagem abaixo).


   De 1974 a 1983 o Quinteto Violado percorre todo o Brasil com o espetáculo “A Feira”, nome também de um dos discos do grupo gravado em 1974.

   Durante esse passeio musical de nove anos o grupo corta o País de Norte a Sul e de Leste a Oeste. Várias foram as cidades do interior do Brasil que receberam o espetáculo e dentre elas Afogados da Ingazeira, que foi citada na contracapa do CD “Notícias do Brasil”, de 1982. O Quinteto tem uma ligação com Afogados, onde já se apresentou por duas vezes em praça pública, sendo uma dessas durante a turnê e por duas vezes no Cine são José.

Contracapa do CD Notícias do Brasil onde Afogados da Ingazeira é citada

Por fim, um grupo desse quilate precisa ter o reconhecimento e admiração do povo sertanejo, do Brasil e do mundo. Parabéns a todos que fazem o Quinteto Violado e que venham mais 50 anos de música pela frente.

Na foto abaixo, a atual formação do grupo: Sando (Baixo), Dudu Alves (Teclado), Marcelo Melo (Violão), Ciano Alves (Flauta) e Roberto Medeiros (Bateria).



   Viva os Violados!!!

0 comentários:

Postar um comentário