quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Ademar Rafael - Crônicas de Bem Viver

outubro 06, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

ANTÔNIO XAVIER DE OLIVEIRA

Por Ademar Rafael

Toinho Xavier

   Existe uma sabedoria popular que garante: “Educação vem do berço”. Sobre isto podemos até discordar, mas, jamais podemos dizer que não tenha verdade e comprovação em muitos casos. Toinho Xavier é um dos exemplos.

  Jovem começou a trabalhar na Mercearia de João Nunes e seus irmão, com enorme capacidade de tratar bem as pessoas teve atuação destacada no atendimento. Nas salas de aula do nosso querido Ginásio Industrial teve seu potencial descoberto pelo gênio da comunicação Waldecyr Menezes. Foi levado para um teste na Rádio Pajeú. Diante do mestre da radiofusão da época, de Dom Francisco e João Gomes, nervoso e com muita simplicidade cumpriu as tarefas indicadas. Ao final os avaliadores perguntaram a Waldecyr: “Este menino dará certo como locutor?”. Com sua experiência o ‘mago dos microfones’ disse: “Agora não, com um pouco de tempo provarei que sim.”

  Com esta injeção de ânimo, Toinho Xavier abraçou a oportunidade e começou comandar os programas “Festival dos Brotos”, “As quinze mais da faixa quente” e “Clube do Disco”. O sucesso junto aos ouvintes ratificou a premonição de Waldecyr Menezes após o teste. O programa “Clube do Disco”, cuja interface com os fãs era via cartas pagas, foi um marco na Rádio Pajeú. Para dar vencimento ao número de pedidos e de mensagens dos ouvintes era um trabalho imenso. A quantidade de cartas a serem atendidas exigia ação, respeito e, principalmente, compromisso.

   Aprovado em todas as missões recebeu, com muito orgulho e sem vaidade, o encargo de substituir seu patrono nas folgas e conduzir o sucesso absoluto que era o programa “Parabéns pra Você”, aos domingos. Todos sabem que os programas apresentados por Waldecyr Menezes eram sinônimo de sucesso, substituir o titular era missão árdua, Toinho Xavier com muita espontaneidade e estilo próprio cumpriu a delegação recebida com êxito.

  Paralelamente ao comando dos programas na Rádio Pajeú Toinho Xavier tinha tempo para encantar cantando em conjuntos locais ou animando festas familiares. Além da bela voz um destaque a ser registrado era o respeito que ele tinha com seus fãs. Nunca se utilizou a fama e a popularidade para benefício próprio.

  Esta forma de tratar as pessoas e a educação esmerada foram com Toinho Xavier para as outras atividades que desenvolveu na CELPE e no IBGE. Atualmente na loja de artigos religiosos. No famoso ‘Beco de Zezé’, nosso querido radialista e cantor atende seus clientes com esmero, paciência e com sua marca: muita educação. O sertanejo hoje incluído na galaria “Pessoas do meu sertão” nos ensina que gentileza gera gentileza e respeito gera respeito. Obrigado meu amigo, você é professoral com seus gestos e suas ações.

Publicado originalmente no Blog do Finfa

0 comentários:

Postar um comentário