sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Bienal Internacional do Livro de Pernambuco tem início nesta sexta-feira (1º)

outubro 01, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

Centro de Convenções de Pernambuco - Foto: Alexandre Aroeira/Folha PE

Da Folha de Pernambuco

    Os eventos literários funcionam como uma ponte de troca entre a cadeia criativa e os leitores. Depois de dois anos, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco retorna em sua 13ª edição, nesta sexta-feira (1°), reforçando o poder da leitura com o tema “Só existe uma vacina contra a Ignorância. Leia”. A programação, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon), segue até o dia 12 de outubro, com a participação de nomes, como Mia Couto, André Dahmer, Christian Dunker, Ronaldo Correia de Brito, Heloisa Starling, Kleber Mendonça Filho, Jessé de Souza, Fabrício Carpinejar, Itamar Vieira Júnior e Clarice Freire.

   O evento ocorrerá de forma híbrida durante 12 dias, oferecendo 20 oficinas presenciais, mais de 60 lançamentos literários, 50 palestras presenciais e outras 30 virtuais, apresentações artísticas e muito mais, totalizando 220 atividades. Foram confirmadas 89 livrarias e editoras, que serão espalhadas em 320 estandes, os quais estarão distribuídos em 9 mil m² do pavilhão interno do Cecon. Com isso, a Bienal espera uma movimentação de R$ 12 milhões em negócios.

Expectativa de público

   Um dos pontos principais deste ano foi o fortalecimento do portal e-Bienal (www.ebienal.com), plataforma do evento que reúne os lançamentos e debates digitais. Segundo o produtor da Bienal, Rogério Robalinho, ao lado de Guilherme Robalinho e Sidney Nicéas, há uma expectativa de público de 350 mil pessoas, entre o virtual e o presencial. Já a curadoria ficou a cargo do jornalista e crítico literário Schneider Carpeggiani.
  Lourival Holanda, Silviano Santiago, Zoara Failla, Lucia Santaella, Renan Quianalha, Claudia Costin, Josélia Aguiar, Rodrigo Casarin, Rogério Pereira, Mariana Enriquez, Lavínia Rocha, Breno Perrucho, Cida Pedrosa e Marcelo Batalha são outros nomes confirmados no evento.

0 comentários:

Postar um comentário