sexta-feira, 20 de maio de 2022

Ademar Rafael - Crônicas de Bem Viver

maio 20, 2022 Por Alexandre Morais Sem comentários

 Extremos


   Desde que iniciei minha atividade como cronista neste espaço tenho como principal propósito trazer temas que possam promover reflexões, sem apresentar versões definitivas. Todas postagens permitem a avaliação isenta de cada leitora e cada leitor. Em nenhuma delas afirmo estar apresentando a expressão da verdade única.

  Assim procedo por entender que numa convivência harmoniosa necessário se faz ouvir o outro lado e saber que o mundo real tem extremos e miolo, afinal como sabemos o rio não é formado apenas pelas margens, precisa do leito central para exercer sua missão. Se os extremos se fecham deixa de ser rio, ao se alargarem demais transformam o rio numa lagoa.

   Nunca havia lido mensagens tão contundentes contra essa equivocada opção para a vivência nos extremos, com polarização em níveis elevados, que o mundo tem experimentado. Eis que tive acesso ao livro “Ciberpopulismo – Política e democracia no mundo digital”, de autoria do jornalista argentino Andrés Bruzzone doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo-USP.

   Esta rica publicação sobre o assunto traz afirmações duras como: “Polarização é quando duas convicções opostas ocupam todos os espaços do debate político” – “Pluralismo democrático exige confrontação e debate. Em toda sociedade há necessidades contraditórias que precisam ser resolvidas, e a democracia é o sistema de governo que permite encontrar soluções negociadas aos conflitos.” – “As vozes do meio são abafadas pelos”.

  Concluída a leitura da obra podemos ver os impactos negativos que o crédito excessivo dado para as postagens das ferramentas de comunicação em massa têm promovido em todo mundo, no Brasil temos exemplos cujos resultados deixamos de detalhar por respeito a cada um de vocês. Que tal procurarmos ouvir mais e impor menos?

Publicado originalmente no Blog do Finfa

0 comentários:

Postar um comentário