domingo, 10 de julho de 2022

A "Pedra do Tendó" e sua origem

julho 10, 2022 Por Alexsandro Acioly Sem comentários

O Cangaceiro Tendó

Por Alexsandro Acioly

Quem parte de Afogados da Ingazeira, sentido a cidade de Patos no sertão paraibano, encontra um dos pontos mais bonitos da viagem: a pedra do tendó,. A mesma fica localizada na serra do Teixeira, onde se tem uma visão espetacular que se estende até a divisa entre os estados da Paraíba e do Rio Grande Norte.

Imagem aérea da Pedra do Tendó (imagem/internet)

Visão da Pedra: a baixo a cidade de São José do Bonfim (imagem/internet)
    Reza a lenda que o nome da pedra se deve ao fato de que uma vítima, após uma briga com um inimigo, despencou da pedra e ao cair do penhasco gritou “tem dó”. O tal grito ecoou até os moradores da localidade como pedido de socorro, assim nomeando a pedra.

Em conversa com o amigo, e confrade, Lindoaldo (mestre em História dos Sertões) o mesmo enviou um material importante para a denominação do local. Trata-se de um texto do escritor Pedro Baptista, presente em um livro do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano.

Segundo o escritor, entre os séculos XVIII e XIX, alguns cangaceiros já povoavam a região do Teixeira, que fica localizada na divisa entre os estados de Pernambuco e da Paraíba. Dentre eles, podemos citar Cazuza Barreto, Antônio Tomaz de Carvalho, Liberato, João do Bonfim e Adolfo Roza Meia-Noite.

Um dos primeiros a habitar a região de Teixeira foi o “Tendó”. Vindo da região de Goiana, em Pernambuco. Após cometer um crime ele se esconde na região e procura o donatário João Leitão que, junto a Lopes Romeu, foi um dos primeiros moradores daquelas terras. Se fala muito da bravura do Tendó; talvez pela localização estratégica, e pelo fato do crime em Pernambuco, tenha-se a ilusão de sua valentia.

Não se tem certeza sobre qual seria a verdadeira história sobre a Pedra do Tendó. Na dúvida, ficamos com as duas: a do grito e a do cangaceiro.

 

0 comentários:

Postar um comentário