segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Secretaria de Cultura lança edital para seleção de pareceristas

agosto 14, 2023 Por Alexandre Morais Sem comentários


    O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, lança, nesta quarta-feira (9), o edital para seleção de pessoas físicas e/ou Microempreendedores Individuais – MEI com a finalidade de compor as Comissões de Seleção de projetos apresentados nos editais e chamamentos públicos da Secult-PE.

   O edital corresponde à chamada pública para formação de banco de pareceristas, que possam vir a exercer as atividades de análise, classificação e emissão de parecer técnico sobre projetos e ações culturais no âmbito dos Editais e Chamadas Públicas de Cultura lançados pela Secretaria Estadual de Cultura do Estado de Pernambuco.

   Os selecionados poderão ser convocados para analisar os projetos inscritos nos editais publicados durante o período de vigência do edital, com validade de 24 (vinte e quatro) meses, prorrogável por mais 24 (vinte e quatro) meses, a critério da Secretaria de Cultura.

   Os candidatos deverão estar cadastrados no Mapa Cultural de Pernambuco, como Agente Cultural. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente por meio da mesma plataforma: www.mapacultural.pe.gov.br, na Oportunidade 1026, a qualquer tempo, a partir do próximo dia 12 de agosto.

   Os proponentes que se inscreverem até o dia 22 de agosto de 2023 e forem credenciados poderão ser convocados para analisar os projetos inscritos nos editais do segundo semestre de 2023. A cada 6 (seis) meses será realizada análise das inscrições dos novos interessados, para atualização do Banco de Credenciamento ou até o esgotamento dos credenciados, o que ocorrer primeiro.

   Veja o edital e seus anexos no Portal Cultura.PE.

   REQUISITOS – Poderão se inscrever profissionais pessoas físicas, maiores de 18 anos, que residam no território nacional e Microempreendedores Individuais (MEI), que tenham sua sede no Brasil.
Somente o candidato inscrito poderá realizar a prestação de serviço de análise dos projetos, não sendo permitida a designação a terceiros que, ocorrendo, estará sujeita a penalidades cabíveis.

   O candidato deverá possuir, além da qualificação e atuação profissional, experiência e conhecimento em análise e julgamento e execução de projetos culturais nas áreas/ linguagens culturais que pretende atuar; capacidade para redigir textos com impessoalidade, clareza e concisão; e conhecimento básico em informática, na utilização de programas de edição de textos e planilhas.

   O candidato deverá indicar as Áreas/Linguagens Culturais que pretende inscrever-se para emissão de análise, considerando os seguintes segmentos:
Artesanato
Artes Circenses
Arte-Educação
Artes Visuais
Arte-Tecnologia
Audiovisual
Ciclos culturais tradicionais (Carnaval, Semana Santa, São João e Natal)
Comunicação
Cultura Digital
Cultura LGBTQIAPN+
Culturas Periféricas
Cultura Popular e Tradicional
Dança
Design
Economia Criativa, Economia da Cultura e Empreendedorismo Cultural
Economia Solidária
Formação e capacitação cultural
Fotografia
Gastronomia
Gestão de Equipamentos Culturais (bibliotecas, museus, cinemas, centros culturais, teatros, arquivos, casas de espetáculos etc..)
Jogos eletrônicos
Juventude
Livro, Leitura, Escrita, Literatura e contação de histórias
Moda
Museus
Música
Ópera
Patrimônio Imaterial
Patrimônio Material (artístico, histórico, arquitetônico, arqueológico, paleontológico, cientifico e geocultural)
Pesquisa cultural
Teatro

   O resultado final com a lista dos selecionados por Área/Linguagem Cultural, será publicado, em sua integralidade, no Portal Cultura-PE (www.cultura.pe.gov.br). Além disso, o respectivo extrato, do resultado final, será publicado no Diário Oficial do Estado.

0 comentários:

Postar um comentário