terça-feira, 12 de março de 2024

Memória, Festa, Rito e Devoção: Antônio Benedito Nicodemo e seu livro de estreia ‘’A Criança que matou a sede na lágrima do Anjo” Editora Urutau.

março 12, 2024 Por Alexandre Morais Sem comentários

 

O livro carrega doze contos autorais, entre estórias inéditas e outras que originaram espetáculos (Foto: acervo do autor)
    Em 2023 Antônio comemorou vinte anos de trajetória no teatro. Com mais de dez obras autorais encenadas, o artista se debruça na investigação e produção de um universo Fantástico, onde a memória, as festas, o Brasil, os ritos e a devoção são as matérias primas de suas criações e escritas.

   Nos 12 contos do livro que acaba de lançar e em suas personagens ele traz um pouco de tudo que envolve os estudos de sala de criação, as viagens para os festejos em Belém no Círio de Nazaré, Salvador na Festa de Yemanjá, Rio de Janeiro, Paraty, Ouro Preto e também a Vila Amélia, onde o autor nasceu e foi criado, em Poá, no extremo leste de São Paulo, que por vezes é o cenário central, ressignificada e transformada em poéticas diversas.

   ‘’Sou uma pessoa forjada numa memória de lutos, festas e devoção. Apaixonado pelo carnaval, e minha obra carrega isso. Essa publicação marca para mim o encerramento de um ciclo de escritos até aqui. Nunca fui um religioso. Minha devoção é com as histórias.  Há contos que tem mais de onze anos e nunca compartilhei.”, comenta o artista, que teve sua primeira dramaturgia escrita com dezesseis anos de idade, e encenada logo no ano seguinte, na estreia do Teatro da neura, grupo que Antônio é um dos fundadores.

   ``O primeiro conto do livro nasce a partir da minha experiência em Belém do Pará, durante o Círio e o Auto do Círio. Nele há todo meu fascínio pela cidade e pelos ritos que presenciei. Está tudo lá, claro que como uma ressignificação poética, de uma forma simbólica e carregada de um Brasil mágico que encontrei nas festas, onde debruço há anos toda a minha pesquisa.’’

  Antônio propõe aos leitores uma encruzilhada desses universos, provocando também uma viagem imagética com as palavras, uma das assinaturas do autor e sua obra.
   Focado agora na divulgação do livro, a volta para as salas de ensaio e na produção de pequenas obras visuais para suas redes sociais, o artista também anuncia seus próximos passos de pesquisa em 2024: A Festa de São Jorge, que acontece no mês de Abril na cidade do Rio de Janeiro, a Festa de Santa Bárbara, em Salvador, no dia 4 de dezembro, e também os festejos pelo interior de Pernambuco.

   Para adquirir o livro ‘’A criança que matou a sede na lágrima do anjo’’, é só acessar o site da Editora Urutau.

Link do livro para venda:

Rede Social do Artista:
Instagram @tecodeantonio

0 comentários:

Postar um comentário