A "moça bonita da praia de Boa Viagem", a "La Belle de Jour" de Alceu Valença - canção-referência que segue de forma atemporal entre as mais tocadas/ouvidas do repertório do artista pernambucano - ganhou versão bilíngue em dueto com a cantora francesa Isabelle Geffroy, a Zaz.
Lançada nesta sexta-feira (8) nas plataformas digitais, pela Deck, a música - concebida no início da década de 1990 - tem inspiração no longa francês de Luis Buñuel, a partir de uma dentre as tantas histórias curiosas que cercam vida e obra de Alceu.
"La Belle de Jour foi inspirada numa situação curiosa que vivi em Paris. Conheci a grande atriz Jacqueline Bisset num bar da capital francesa. No dia seguinte fiz uma canção que transportava a musa do cinema francês para a praia de Boa Viagem, no Recife.
Só que acabei confundindo as atrizes e utilizei o título do filme “A Bela da Tarde”, de Luís Buñuel, cuja protagonista era… Catherine Deneuve. Logo tornou-se um dos meus maiores sucessos.”
O conto acima foi narrado pelo próprio Alceu, em material para a Orquestra Ouro Preto, com quem ele tem o projeto "Valencianas", com "La Belle de Jour" entre as que integram o set list do 'concerto'.
0 comments:
Postar um comentário