terça-feira, 12 de novembro de 2024

Notícias

novembro 12, 2024 Por Alexandre Morais Sem comentários



Quem a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (foto), vai apoiar pra o Governo do Estado em 2026? No estilo não se queima com ninguém e sai na foto com todos os lados, a prefeita não deve responder tão cedo essa pergunta. O partido dela, o PT, não deve ser o balizador. Ao mesmo tempo em que sinaliza para uma composição com João Campos, o partido emplacou um secretário de Estado com Raquel. Enquanto Humberto e Teresa apontam pra João, deputados e prefeitos abraçam Raquel. Então deixa Márcia no tempo dela.

Amupe – Como esperado, o Seminário da Amupe, que acontece em Gravatá, está bem prestigiado. Ontem foram contados 175 prefeitos e prefeitas. Um bom público para a Governadora Raquel Lyra fazer um balanço da gestão e mostrar serviço. Anunciou a criação de 60 mil novas vagas de creche, a construção de 15 escolas técnicas e o esforço pra licitar a duplicação da BR-232 até Serra. E bem mais. O discurso foi longo. Chegou em 2026.  

Servidores – Mas também teve notícia ruim do Governo do Estado para os prefeitos. Os servidores estaduais que estão cedidos aos municípios devem ser chamados de volta. Muitos desses servidores são titulares de secretarias, inclusive da Prefeitura de Recife. No anúncio, o Secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça, já tratou de adiantar que não se trata de “revanchismo nem perseguição”.

Sílvio – Claro que não podia faltar o recado do Governo Federal aos municípios. O Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, foi o interlocutor. Destacou a definição de limites para pagamentos de precatórios e o parcelamento das dívidas previdenciárias. A pauta dá fôlego nas finanças municipais, o que agrada muito aos gestores.

Concursos – Solidão, Iguaracy e Calumbi estão com inscrições abertas para concursos públicos. As inscrições para Solidão encerram hoje. Para Calumbi encerram sábado e para Iguaracy, dia 01 de dezembro. Vagas para todos os níveis. Cuida! Detalhes e editais nos sites das prefeituras.

6x1 – Toda hora sai novidade sobre a PEC da Escala 6x1. O projeto prevê a redução da jornada de trabalho padrão atual, que é de seis dias trabalhados por 1 de folga. A ideia inicial é reduzir as 44 horas semanais de serviço para 36, sem aumentar as 8 horas máximas por dia nem reduzir os salários. O debate ainda vai longe. Ou pode ser suspenso. A Deputada Federal proponente, Erika Hilton, do Psol de São Paulo, ainda colhe assinaturas pra o projeto começar a tramitar.


De Pernambuco já assinaram a PEC da Escala 6x1 os deputados federais Carlos Véras (PT) (foto), Clodoaldo Magalhães (PV), Fernando Rodolfo (PL), Maria Arraes (Solidariedade), Pedro Campos (PSB), Renildo Calheiros (PCdoB) e Túlio Gadelha (Rede). E você, o que diria ao seu deputado? Assina ou não assina? Ou ele já assinou?

Cortes - O que tá difícil de sair é a decisão do Governo Federal sobre o corte de gastos. Pressionado, o Ministro Fernando Haddad tem apresentado justificativas quase que por hora. A terça-feira começou com a versão de que o presidente Lula pediu a inclusão de mais um ministério no plano de cortes. Seria o Ministério da Defesa, que tem um histórico de altos benefícios intocáveis. Pensões e auxílios a militares somam altas cifras. Economistas falam em cortes de R$ 6 bilhões na pasta. Sem esforços.

Crime – O Nordeste aparece como a região com o maior número de organizações criminosas com atuações em presídios. São 46 de um total de 88 facções identificadas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais, do Ministério da Justiça. Entre os estados, a presença é maior na Bahia, que também é a primeira no país, com 21 grupos. Pernambuco aparece em segundo no Nordeste e quarto no país, com 07. PCC e Comando Vermelho são as maiores. O levantamento aponta a presença de ambos em 24 estados.

Futebol – O Santos garantiu ontem a volta à elite do futebol brasileiro. Ganhou do Coritiba por 2 x 0, lá no Paraná. O importante já foi. Agora quer o título da Série B. Veja os melhores momentos da partida.



 

 

 

0 comments:

Postar um comentário