sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Alepe promove edição especial do Clube de Leitura voltado para a campanha do Setembro Amarelo

setembro 26, 2025 Por Alexandre Morais Sem comentários

CLUBE DA LEITURA – Publicação deste mês aborda o tema da ansiedade, em alusão ao Setembro Amarelo. Foto: Evane Manço. 

 A Biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove na terça-feira (30/09), às 10 horas, o Clube de Leitura com o tema “Mentes Ansiosas – Ansiedade, o mal do século”, baseado no livro Mentes Ansiosas – medo e ansiedade além dos limites, de autoria da escritora e psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva. Essa será uma edição especial do projeto ‘Clube do Livro’ dedicada ao ‘Setembro Amarelo’, campanha nacional de valorização da vida que procura sensibilizar a população para a importância de cuidar da saúde mental e busca ajudar pessoas em situações de sofrimento psicológico. 

  O encontro acontece na biblioteca da Alepe e contará, pela manhã, com a participação da psicóloga Goretti Santana, que abordará estratégias para lidar com a ansiedade. O evento é aberto ao público. Após a leitura do livro ‘Mentes Ansiosas’, haverá uma palestra sobre como lidar com a ansiedade com espaço para perguntas dos participantes. No período da tarde, às 13 horas, haverá outra palestra sobre o mesmo tema voltada para os trabalhadores da obra de restauração do Palácio Joaquim Nabuco. O local será transformado num museu aberto ao público. A palestra será ministrada pela professora e psicóloga Ana Cristina Fonseca.

  De acordo com a gerente da biblioteca da Alepe, Sirlênia Araújo, a leitura tem esse poder de conectar as pessoas. “Quando lemos, a gente se reconhece, se escuta e amplia o olhar sobre o mundo. No ‘Setembro Amarelo’, isso ganha ainda mais importância. Falar sobre saúde mental por meio da literatura é uma forma delicada e profunda de acolher e despertar empatia”, ressalta. Segundo o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a ideia de trazer o tema da ansiedade para o debate é muito oportuna. “A ansiedade afeta hoje grande parte da população, inclusive crianças e adolescentes. Portanto, é sempre saudável falar sobre esta questão, enfocando caminhos para prevenção, enfrentamento de crises e suas consequências”, afirmou. 

  O primeiro-secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, parabenizou a iniciativa da biblioteca por colocar em pauta a preservação da saúde mental. “Trazer temas como a ansiedade para o Clube da Leitura da Biblioteca da Alepe é uma forma sensível e potente de abrir espaço para o diálogo, acolher histórias e ajudar a combater o estigma que ainda cerca as doenças mentais”, destacou.   

Serviço: 

Clube de Leitura, edição especial voltada para o ‘Setembro Amarelo’

Quando: Na próxima terça-feira (30/09), às 10 horas, na Biblioteca da Alepe

Tema: ‘Mentes Ansiosas – Ansiedade, o mal do século’, baseado no livro ‘Mentes Ansiosas – medo  e ansiedade além dos limites’, de Ana Beatriz Barbosa Silva


segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Sozinha e sem dinheiro, Angela Ro Ro pediu ajuda antes de morrer

setembro 08, 2025 Por Alexandre Morais Sem comentários



Do Portal Metrópoles

Por Fábia Oliveira

  A cantora Angela Ro Ro, uma das principais vozes da MPB, morreu nesta segunda-feira (8/9), aos 75 anos. Ela estava internada no Hospital Silvestre, no Comes Velho, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde junho devido a uma infecção pulmonar grave e problemas renais. Nos últimos meses, a artista chegou a pedir ajuda financeira nas redes sociais.

  Segundo apurado pelo Metrópoles, Angela Ro Ro apresentou uma nova infecção e não resistiu a uma parada cardíaca. Antes, a cantora chegou a passar 21 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após complicações que levaram à intubação e à realização de uma traqueostomia. Ela também apresentava dificuldade de comunicação e coordenação motora.

Polêmica

  A polêmica envolvendo Angela Ro Ro começou em maio, quando a cantora apareceu nas redes sociais pedindo ajuda financeira após o suposto diagnóstico de câncer. “Fui diagnosticada com infecção no sangue e suspeita de câncer”, disse a famosa na época.

  “Eu não iria brincar com um assunto sério pois eu amo a minha vida, eu amo a vida de todos. Qualquer valor será bem-vindo. Gratidão a todos pela boa vontade. Desejo a todos saúde, prosperidade, paz e amor”, encerrou a cantora.

  Ainda no Instagram, Angela Ro Ro disse que vive sozinha e por isso decidiu pedir ajuda. “Gostaria de saber quem está morando com a Angela Ro Ro. Eu achei ela muito assustada, como se estivesse sendo coagida a fazer a gravação”, observou uma internauta. “Moro e estou sozinha”, respondeu a cantora. “Quem me ajuda é meu amigo e porteiro do prédio e sua esposa”, completou.

Situação difícil

   No mês passado, o advogado Carlos Eduardo Campista de Lyrio, representante da artista, disse que Angela Ro Ro estava vivendo uma “situação difícil”, já que estaria com dificuldades financeiras.

   “Angela vivia da voz dela, literalmente. É uma pessoa que recebia pelos shows e, com isso, pagava as contas”, afirmou o advogado ao jornal O Globo na ocasião. De acordo com Lyrio, a cantora sobrevivia com apenas R$ 800 mensais, referentes aos direitos autorais oriundos da reprodução de suas músicas em plataformas de áudio. Angela Ro Ro não tinha aposentadoria, afirmou o advogado.

   Nascida Angela Maria Diniz Gonçalves em 1949, no Rio de Janeiro, a artista começou a estudar piano clássico aos 5 anos. Na adolescência, ganhou o apelido “Ro Ro” por causa de sua voz grave e rouca. Sua carreira musical ganhou destaque no final dos anos 70, com o lançamento de seu primeiro disco, Angela Ro Ro (1979). O álbum se tornou um clássico da MPB e popularizou canções como Amor, Meu Grande Amor, Gota de Sangue e Tola Foi Você.