terça-feira, 6 de setembro de 2011

A Missa do Poeta já tá contagiando

setembro 06, 2011 Por Alexandre Morais Sem comentários

DA PAZ NA MISSA DO POETA

por Tereza Amaral, jornalista

Por Tereza Amaral - Quem nasceu no "Pajeú das flores onde todas as almas são de cantadores" saboreia a poesia como quem come guisado de bode com cuscuz. E a cidade de Tabira - a 34 quilômetros da minha dolce Afogados - terra do Papa do Improviso, Dedé Monteiro, será palco, este ano, da 24ª  Missa do Poeta.
Os primeiros "acordes dessa viola" foram dedilhados, em 1987  pelo Monsenhor Assis Rocha, então pároco de Serra Talhada, por ocasião da morte do mestre Zé Marcolino. As três primeiras edições do evento foram realizadas na cidade de Lampião, que também era chegado a um verso... "Olê mulher rendeira, Olê mulher rendá, tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar".
Com a sua transferência para assumir a paróquia de Tabira, padre Assis , que atualmente se encontra em Sobral (CE), levou consigo o evento  que, na avaliação de Dedé Monteiro, trata-se de "uma grande confraternização regional da música e da poesia".
Ao longo de 23 anos de homenagens ao mestre Zé Marcolino, que compôs canções antológicas como Cacimba Nova, Serrote Agudo, Sala de Reboco, A Estrada, dentre outras, já participaram do evento celebridades consagradas como O Rei Luiz Gonzaga, Alcimar Monteiro, Santana, Ronaldo Cunha Lima, O Cordel do Fogo Encantado (Lirinha) Amazan, Irah Caldeira, Zeto e Bia Marinho,  Chico Pedrosa, Geraldo Amâncio, Sebastião Dias, João Paraibano, Ivanildo Vila Nova e  Zé Laurentino , dentre outros monstros sagrados da poesia popular.
Na segunda quinzena deste mês, a estrela afogadense, Maria Dapaz, abrilhantará o encerramento da festa que começa no dia 09 de Setembro e termina no dia 17 com a  24ª  Missa do Poeta. Também se apresentarão, na Praça da Matriz, Paulo Matricó, As Severinas, BKL e Biliu de Campinaó e tendo, ainda, como cenário uma apresentação de Violeiros e Declamadores.
Durante dez dias, haverá cantoria com os poetas Sebastião Dias e Diomedes Mariano (02.09), 4º  Encontro de Sanfoneiros (14.09), 15ª Mesa de Glosas do Pajeú (16.09) , além de outras atrações.

Fonte: Maria Ana de Siqueira

0 comentários:

Postar um comentário