sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Governo do Estado lança o 1º Prêmio Pernambuco de Literatura

dezembro 14, 2012 Por Alexandre Morais Sem comentários
Poemas, contos e romances podem concorrer ao prêmio
Com o objetivo de fortalecer a produção literária pernambucana, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a Companhia Editora de Pernambuco (CEPE), lança o 1º Prêmio Pernambuco de Literatura. A iniciativa, que prevê contemplar todas as macrorregiões, atende a uma demanda da classe por um prêmio de âmbito estadual.

Podem concorrer livros dos gêneros poema, conto e romance e serão premiadas as melhores obras de cada região (RMR, Agreste, Zona da Mata e Sertão), além do melhor livro inédito de Pernambuco. Segundo Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secult-PE / Fundarpe, a ideia é garantir que cada região deixe transparecer sua vocação. “Há diversas dicções vibrando em cada canto do estado, algumas regiões têm uma poesia mais consolidada, outras uma prosa marcante, por exemplo. Esse prêmio é, sem dúvida, uma conquista para os escritores”, afirma. 

As inscrições podem ser feitas entre os dias 30 de novembro e 30 de janeiro, pessoalmente na CEPE (Rua Coelho Leite, 530, Santo Amaro – Recife) ou pelos Correios (via Sedex), e os concorrentes devem enviar 4 cópias de sua obra, formatadas de acordo com as regras presentes no edital. A seleção será feita entre 31 de janeiro e 14 de abril, quando devem ser anunciados os 5 vencedores, entre os quais, 1 deles receberá o prêmio de R$ 20 mil (livro inédito) e os outros 4 receberão R$ 5 mil (por região).

Além do prêmio em dinheiro, todas as obras serão publicadas pela CEPE, ampliando a política editorial do Estado. Os vencedores ainda desenvolverão, ao menos, uma atividade de formação de público leitor (oficina, palestra, curso ou outra) dentro das ações desenvolvidas pela Secult-PE, buscando assim uma maneira de tornar mais conhecida as obras vencedoras e ainda garantir uma contrapartida social dando continuidade ao prêmio. “Percebemos que não faz sentido, enquanto política pública de cultura, oferecer essa premiação sem que ela se converta em estratégia de formação de leitores, sem os quais a literatura perde seu sentido de ser”, acrescenta Wellington de Melo.

Acesse
aqui o edital, e os anexos I e II
Edital e anexos também podem ser acessados no site
www.cepe.com.br

Mais informações pelos telefones: 3184.3166 ou 3183.2700

Espaço Pasárgada
FUNDARPE/DGEC
Rua da União, 263, Boa Vista
F. 3184-3165
www.espaco-pasargada.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário