quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cantoria é tema de palestra no exterior

fevereiro 14, 2013 Por Alexandre Morais Sem comentários

    http://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=dd04df0b45&view=att&th=13cce9b038d208ee&attid=0.5&disp=inline&realattid=f_hd2uowew4&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9zh4o45mnhNVvDPVTAoQrS&sadet=1360867947392&sads=YyHqM73pRgotRB8EScXprqKjzT8
      O repente nordestino além de ser um perfeito exemplo do talento do poeta do improviso e de realçar a criatividade do artista, principalmente, nordestino, é tema de pesquisa em salas de universidades brasileiras e também fora do Brasil. Um evento ocorrido na capital da República Tcheca  atraiu vários estudantes que pesquisam o assunto.  A  Universidade Carlos em Praga foi o endereço do Brasil Plural, evento organizado pela Embaixada Brasileira.  A radialista e jornalista pernambucana Roberta Clarissa Leite palestrou sobre o repente.
      Não é de hoje que esse universo poético é estudado por intelectuais, professores e curiosos pelo assunto. O interesse não tem fim. A simples ida à uma cantoria de pé de parede já é motivo para os que não a conheciam passarem a adorar essa arte secular de se fazer versos. Tentar entender a ciência da criação de um verso de improviso, com suas regras de métrica, rima e oração, que se estrutura perfeitamente no som da viola do repente, naquele baião sonoro que nos leva às terras áridas do sertão nordestino, e nos traz o ruído de uma cancela se abrindo, já é pura poesia.

 http://mail-attachment.googleusercontent.com/attachment/?ui=2&ik=dd04df0b45&view=att&th=13cce9b038d208ee&attid=0.4&disp=inline&realattid=f_hd2uower3&safe=1&zw&saduie=AG9B_P9zh4o45mnhNVvDPVTAoQrS&sadet=1360868030490&sads=Ro8Ylji9E36rNoKJN357DnA_fCc
      Com esta certeza, o tema pode ser discutido em escolas públicas, em mesas de bares, em festivais e congressos de cantadores e também dentro das universidades, poderia até ser matéria curricular, por que não? Roberta, que apresentou durante 10 anos o Programa Voz do Sertão no Recife, palestrou sobre o assunto e foi claramente percebida a curiosidade sobre o tema.
       O tópico da apresentação foi “ Repente e suas formas’, abordando não só a cantoria, porém outras formas de improviso como a embolada, as loas de maracatu, o aboio. Foi apresentado sobre a embolada, um trecho do vídeo de Tânia Quaresma,   houve  audição de aboio com repertório de Vavá Machado e Marcolino, loas demaracatu e por fim a apresentação do vídeo Nordeste que Rima, da autoria da jornalista, premiado pelo Ministério da Cultura do Brasil, em 2010.
     O que é importante ressaltar é o interesse de estudantes tchecos que além de estudarem a língua portuguesa procuram fugir do trio comercial  carnaval- futebol -samba e buscam outros temas culturais como o repente, a xilogravura, o cordel, a capoeira ,entre outros.
     O desbravamento que a poesia do nosso nordeste realiza pode ser exemplificada com o poeta pajeuzeiro Rogaciano Leite que partiu de Pernambuco e divulgou sua arte em vários estados do Brasil e também em cidades do exterior. Acredita-se que versos do poeta estão em praça pública na Rússia.
     A ligação entre República Tcheca e Brasil é observada também pela busca de livros da literatura brasileira no país estrangeiro, autores como Jorge Amado, Guimarães Rosa e Chico Burque são encontrados em  tcheco, língua oficial do país. Praga, sua capital, é conhecida como cidade de ouro ou das cem torres. Faz divisa com a Alemanha, Polônia, Áustria e Eslovaquia. Os brasileiros podem permancer no país até 3 meses sem visto, sendo necessário um seguro de viagem internacional, passaporte válido por 180 dias, comprovação de hospedagem e renda para os dias no país. Se você fez um curso de inglês será bem útil por aqui, já que na maioria dos restaurantes, pontos turístico é possível falar inglês, é melhor do que se aventurar no tcheco, pelo menos inicialmente.
     Apesar da diferenças na língua, costumes, a arte de fazer poesia é bem recebida e admirada na Europa, é louvável que o som da viola nordestina tem a magia de encantar em qualquer lugar, basta somente ter a chance de ser apresentada.

Por Roberta Clarissa Leite

0 comentários:

Postar um comentário