segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

>>>>> ATIVIDADES E CONVIDADOS

janeiro 06, 2014 Por Alexandre Morais Sem comentários
      O Clisertão deve repetir a fórmula de sucesso de sua primeira edição, ao desenvolver atividades acadêmicas e não acadêmicas, sem que as últimas sirvam apenas como complementação lúdica. “O que diferencia o Clisertão de outros congressos é o fato de envolver atividades acadêmicas na universidade, mas trazer para a academia discussões sobre a cadeia criativa e produtiva”, afirma Wellington de Melo, coordenador de Literatura da Secult-PE. Para o coordenador, o fato de o evento ser pensado em parceria entre a UPE, Secult-PE e Fundarpe explica essa característica. “Acabamos por complementar nossas visões em torno da literatura, aproveitando as potencialidades de cada universo, do acadêmico aos aspectos mais diversos da economia da cultura”, esclarece.

     O Clisertão terá, além das atividades desenvolvidas no campus da UPE – Petrolina, ações descentralizadas em escolas e outros pontos da cidade. Estão programadas vivências eco-literárias em espaços abertos para o público geral, com o objetivo de aproximar escritores e leitores em um ambiente mais próximo da natureza. A proposta é promover uma integração com o espaço, reconhecido enquanto território e cultura, a exemplo do que aconteceu no encerramento do primeiro congresso, com um recital às margens do São Francisco, no Serrote do Urubu. O evento também promoverá atividades para os pequenos leitores, envolvendo contação de histórias e mediação de leitura.

     A programação completa deve ser anunciada em março de 2014, mas a organização já confirma alguns nomes. Estarão presentes o escritor cearense Sidney Rocha, vencedor do Jabuti na categoria conto, o escritor Marcelino Freire, autor do recém lançado romance Nossos Ossos, deverá ministrar oficina de criação literária, uma das solicitações feitas pelos escritores locais durante a escuta realizada recentemente. O poeta paraibano Chico Pedrosa e o pernambucano Pedro Américo de Farias, que lançou recentemente o livro Ficção em Pernambuco, completam os primeiros nomes confirmados. José Paes de Lira, Lirinha, se apresenta no evento e participa de mesa em que fala sobre o imaginário do sertão na sua formação de leitor. A portuguesa Andreia Joana Silva, do selo francês Cephisa Cartonera da  Universidade Blaise Pascal (França) é o primeiro nome internacional confirmado.

SERVIÇO
II Clisertão  - Congresso Internacional do Livro, Leitura e Literatura
5 a 10 de maio de 2014
Universidade de Pernambuco – Campus Petrolina
Inscrições para trabalhos acadêmicos: de 16 de dezembro a 20 de fevereiro de 2014, pelo email 2clisertao@gmail.com.

0 comentários:

Postar um comentário