sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Maracatus são Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil

dezembro 05, 2014 Por Alexandre Morais Sem comentários
Foto: Eric Gomes / Fonte: Fundarpe
 
     A cultura pernambucana está em festa. Nesta sexta-feira (05), os maracatus de Baque Solto e de Baque Virado foram declarados os novos Patrimônios Culturais Imateriais do Brasil. A decisão entrou na pauta da 77ª Reunião Deliberativa do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que vai discutir ainda nesta tarde o registro do Cavalo Marinho.

      Para defender a candidatura dos bens culturais pernambucanos, o secretário estadual de Cultura, Marcelo Canuto, e o presidente da Fundarpe, Severino Pessoa participam do encontro em Brasília.
 
     As manifestações serão inscritas no Livro de Registro das Formas de Expressão. O Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) de cada um desses bens culturais foi entregue ao IPHAN, no dia 13 de agosto de 2013, pela Secretaria de Cultura do Estado, em solenidade que contou com a presença do então governador Eduardo Campos. 

    Representantes das três manifestações também estão presentes em Brasília: Fábio Sotero, presidente da Associação de Maracatus Nação de Pernambuco; Manoelzinho Salustiano, representante da Associação de Maracatus de Baque Solto e Mestre Grimário, representando o Cavalo Marinho.

0 comentários:

Postar um comentário