terça-feira, 23 de abril de 2019

Mesa de Glosas em Belo Horizonte

abril 23, 2019 Por Alexandre Morais Sem comentários
Foto: edição do Projeto Mesa de Glosas - Circulação Nacional, em Teresina/PI (2018)

    No próximo sábado, 27 de abril, às 19h, no LIRA / Laboratório Interartes Ricardo Aleixo, em Belo Horizonte (MG), acontecerá a quarta edição do projeto MESA DE GLOSAS, que tem como objetivo divulgar pelo Brasil a cultura do sertão de Pernambuco. A glosa é uma das modalidades da poesia de improviso. Sua execução, que dura segundos, carrega toda a perspicácia, a criatividade e a sensibilidade dos artistas sertanejos.
   Uma particularidade desta edição é a forte presença de glosadoras mulheres (a mesa de glosas é uma atividade de predominância masculina). Se apresentam, diretamente do Sertão do Pajeú pernambucano, Elenilda Amaral e Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira), Francisca Araújo (Iguaracy), Dayanne Rocha (Tabira), Alexandre Morais (Afogados da Ingazeira) e Henrique Brandão (Serra Talhada).
   A apresentação da mesa será da poeta Luna Vitrolira, um dos destaques da poesia pernambucana de agora, que antes realizará a palestra "A glosa nas tradições da poesia oral do Sertão de Pernambuco", seguida da performance "Ode aos Vates". Durante o evento, o poeta e romancista pernambucano Tadeu Sarmento, hoje radicado em Belo Horizonte, autografará o livro de poemas "Um carro capota na lua" (Ed. Tercetto, 2018), vencedor do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura 2016.

0 comentários:

Postar um comentário