domingo, 6 de junho de 2021

Café Filosófico em Serra Talhada

junho 06, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

   No mês em que a Escola de Referência em Ensino Médio Solidônio Leite - EREMSOL, celebra seus 79 anos (dia 17), fazendo parte dos festejos, a Instituição sediará o I CAFÉ FILOSÓFICO, apesar do difícil momento vivido por todos nós. O projeto, de iniciativa do Prof. Cícero Mendes, com o apoio da comunidade escolar, visa buscar métodos de convivência em meio a tanta truculência que ora vivenciamos, proporcionando importantes momentos de diálogo e interação.

   O tema do projeto se mistura com os ideais filosóficos do momento: “Os desafios de ser jovem no século XXI”, com os subtemas:

Saúde Mental, dirigida pela Psicóloga Drª. Amanda Novaes;

Cultura e Religiosidade, dirigida pelo Padre Josenildo Nunes;

Tecnologias (o uso correto e adequado das novas tecnologias),dirigido pelo Prof. Eliandro Ferraz.

    As palestras serão intercaladas com música ao vivo transmitidas pelo Google Meet, prometendo assim, ser um dia de muito aprendizado e motivação. Aprogramação acontecerá de forma presencial e remota, respeitando todos os protocolos de biossegurança, com início às 8h, tendo seu encerramento previsto, às 12h.

   O presente trabalho fora desenvolvido em conjunto com a equipe pedagógica e as turmas dos  3ºs Anos do Ensino Médio da referida escola, favorecendo espaço de convivência e debate no meio escolar, conforme conversas registradas/evidenciadas  nos corredores  por aqueles que fazem o papel de protagonistas no chão da Escola, ou seja, professores, estudantes e funcionários em geral.

 

   O que é Café Filosófico?

 O Café Filosófico é um movimento cultural no qual a manifestação de ideias e pensamentos podem ocorrer fora dos métodos tradicionais de ensino. Seu antecedente mais remoto é Sócrates, que concebia as conversas sobre temas filosóficos como método de ajuda para a reflexão sobre temas concretos.

   Origem do Café Filosófico?

   O Café Filosófico, ou simplesmente “café-philo” deve-se ao filósofo Marc Sautet que, inspirado pelos trabalhos de Gerd Aschenbach em filosofia prática, começou a promover debates semanais com amigos e professores de filosofia nos fundos do Café desPhares, em Paris.

 No Brasil o Café Filosófico é um programa de televisão brasileiro, transmitido pela TV Cultura. Trata-se do resultado de uma parceria da referida emissora com a CPFL Energia, através da qual resultou a criação de três programas distintos: o Café Filosófico em si, o programa Invenção do Contemporâneo e o Balanço do Século XX, Paradigmas do Século XXI. O primeiro Café Filosófico do Brasil aconteceu no ano de 2001 na cidade de Natal capital do Rio Grande do Norte, tendo como principal idealizador Oscar Federico Bauchwitz, Professor Titular de Metafísica do Departamento de Filosofia da UFRN, com graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado em filosofia. O seu projeto de Café Filosófico ficou conhecido como o famoso “Café Potiguar”.


  Sobre o idealizador do projeto!

 Cícero Carlos Mendes (Cícero Mendes),é natural da cidade de Cedro-PE.

 Graduado e Pós-Graduado em Filosofia, exerce o trabalho de professor desde 2004, ingressando em sua cidade natal como Professor de Filosofia, onde exerceu os cargos de Coordenador Pedagógico e Diretor da Escola Municipal Castro Alves.

 Atuou como Técnico em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco, Professor de Filosofia do Estado do Ceará, lotado nas Escolas Adauto Bezerra e Dr. Romão em Jardim-CE.

  Professor de História da Escola Francisco Filgueira Sampaio e da Escola de Referência em Ensino Médio Desembargador João Paes, ambas em Serrita-PE.

  Membro efetivo da ALESPE (Academia de Letras do Sertão Pernambucano), ocupando a cadeira de Nº 35.

  É também um dos fundadores do Coral Aboios, do projeto Gibão Surrado, inscrito no CPC/PE (Cadastro de Produtores Culturais de Pernambuco) e tem desenvolvidos vários projetos culturais pelo Nordeste.

  Atualmente, professor de Filosofia, na EREM Solidônio Leite.

0 comentários:

Postar um comentário