terça-feira, 29 de junho de 2021

Roda de Glosas nos 112 anos de Afogados da Ingazeira

junho 29, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

   


   Uma das mais tradicionais expressões artísticas do Nordeste vai abrir a programação festiva dos 112 anos de emancipação política de Afogados da Ingazeira - PE. É a Roda de Glosas, uma vertente da poesia improvisada. O evento acontece no modelo live, nesta quarta-feira, 30 de junho, às 19h30. A transmissão  será pelo Youtube no canal Prefeitura de Afogados da Ingazeira.
   "A glosa surgiu com a nossa poesia oral. O improviso cantado, geralmente acompanhado pela viola, ganhou maior espaço, mas desde o início existem os glosadores, que são poetas que improvisam versos sem cantar e sem instrumentos", explica o poeta Genildo Santana. "Por algum tempo só víamos glosas em encontros informais de poetas, numa feira ou num bar, por exemplo. Mas de uns 20 anos pra cá estes eventos tomaram forma, especialmente pela criação do modelo de mesas de glosas, em Tabira", complementa o poeta Zé Adalberto.
   Esta Roda de Glosas ganhou o título de Abraços do Pajeú, numa referência à saudação da região à cidade aniversariante. Participarão os poetas Diomedes Mariano, residente em Afogados, mas nascido em Solidão, Genildo Santana, de Tabira, Zé Adalberto, de Itapetim, Francisca Araújo, de Iguaracy, e Gislândio Araújo, de Brejinho, todos municípios do Sertão do Pajeú pernambucano, vizinhos de Afogados da Ingazeira. Entre os improvisos, outros poetas e poetisas também darão seus recados em vídeo.
   "Montamos uma programação diversificada, com várias expressões artísticas, e tínhamos que incluir esta referência poética que é a glosa. É um reconhecimento a uma tradição regional e ao mesmo tempo uma forma de apresentá-la para muita gente que ainda precisa descobrir este encanto", revela o prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira.
  No mesmo dia haverá outras apresentações. A programação segue até o dia 03 de julho. Acompanhe:

Dia 30/06, 19h30
Quadrilha Junina Sanfonar
Roda de Glosas
Leandro Cavalcante
Luciano Lima, Waguinho dos Teclados e Forró Porto Rico
As Severinas (foto abaixo)



Dia 01/07, 19h
Cacá Malaquias, Edinho Oliveira, Edierck José e Chagas
Gustavo Pinheiro
Adelino do Acordeon
Maciel melo (foto abaixo)



Dia 02/07, 19h30
Companhia Artística Pajeú de Danças e Junina Sanfonar
Nova Engrenagem
Genival e Grupo Versátil
Lindomar Souza
Irah Caldeira (foto abaixo)


Dia 03/07, 19h30
Quadrilha Junina Fogo de Palha
Kleiton Mota
Pé de Banda (seresta)
Amigos do Samba
Os Megas

Toda programação será transmitida pelo Youtube Prefeitura der Afogados da Ingazeira.

0 comentários:

Postar um comentário