quarta-feira, 2 de junho de 2021

SEM EIRA E NEM BEIRA

junho 02, 2021 Por Alexsandro Acioly Sem comentários

 Eira, Beira e Tribeira

A expressão “sem eira nem beira” é muito famosa, não é mesmo?

    Existem algumas versões que explicam sua origem e todas estão relacionadas a termos arquitetônicos. Quer entender melhor o que significa a expressão sem eira nem beira e por que ela tem tudo a ver com arquitetura?

O que significa a expressão sem eira nem beira?

    Significa pessoas sem bens materiais, sem posses. Eira é um terreno de terra batida ou cimento onde grãos ficam ao ar livre para secar. Beira é uma extensão de telhado que avança além das paredes externas e protege a eira. Sendo assim, quem não tem eira nem beira não tem nem casa e nem fonte de renda.

De onde surgiu a expressão sem eira nem beira?

    A expressão sem nem eira e nem beira veio de Portugal. A palavra eira vem do latim, “area”, e significa um espaço de terra batida, cimentada ou lajeada que fica dentro de uma propriedade. Esse local é próprio para debulhar, trilhar, secar e limpar cereais e legumes.

    De acordo com o dicionário Houaiss, eira também pode ser “área onde se deposita o sal em salinas”.

    Exemplo de eira (foto: Tripadvisor)

    Já a beira, ou beiral, é o prolongamento do telhado que avança além das paredes externas e protege a casa e as eiras da chuva.

    As casas portuguesas tinham esse detalhe na época colonial, característica que também podemos ver em várias obras no Brasil construídas naquele período.

    Veja também: Todos os encantos da arquitetura colonial do Brasil e do mundo

O que é eira, beira e tribeira na arquitetura?

    Agora que você já entendeu o que significa a expressão sem eira nem beira, vamos aprofundar o significado dos termos arquitetônicos eira, beira e tribeira.

    Como já explicamos anteriormente, o termo eira aparece no dicionário Houaiss como “local para debulhar e limpar cereais e legumes”.

    Mas existe uma outra versão na história que diz que eira, beira e tribeira significam extensão de telhado, e o que diferencia cada uma delas é a localização na cobertura.

    Quanto mais posses tinha o dono da casa, mais eiras (camadas) ele incluía no telhado. Na imagem abaixo, por exemplo, trata-se do imóvel de uma família considerada rica, pois tinha a eira, a beira e a tribeira.

Eira beira tribeira: casa de família rica no período colonial (foto: Pinterest)
 

    Já se a pessoa não tinha posses, ela não conseguia colocar muitas camadas na cobertura, mantendo apenas a tribeira (que é o telhado propriamente dito e fica na parte mais alta).

    Uma das principais características da eira, beira e tribeira são as ondulações, que traziam muito charme para as obras.

Fonte:  https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/eira-beira-e-tribeira/

0 comentários:

Postar um comentário