segunda-feira, 26 de julho de 2021

A última foto de Machado de Assis?

julho 26, 2021 Por Alexsandro Acioly Sem comentários

Raro registro: A possível última foto de Machado de Assis

Em 2018, um pesquisador independente encontrou um registro fotográfico inédito do escritor a poucos meses de sua morte

  Por: Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins

 

Montagem mostrando fotografia conhecida de Machado à esquerda, e a inédita à direita - Divulgação / Caras y Caretas/Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de España  

    No ano de 2018, o pesquisador Felipe Pereira Rissato anunciou ter encontrado o que, segundo tudo indica, se configuraria como a última foto de Machado de Assis tirada em vida. 

    Trata-se de uma fotografia de corpo inteiro, em que o escritor brasileiro, já em idade avançada, posa sozinho no que parece ser um jardim. Segundo apontado pelo estudioso, o motivo pelo qual ela teria permanecido desconhecida então é porque foi publicada em uma revista estrangeira, a argentina “Caras y Caretas”. 

    Felipe localizou na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de España, um acervo virtual. A matéria em que Assis apareceu havia sido nomeada como “Homens públicos do Brasil”, e compilava uma série de figuras importantes do nosso país. 

    "Certamente é dos três meses finais de 1907 ou mesmo de janeiro de 1908", comentou Rissato em entrevista ao G1. Vale lembrar que Machado faleceu em setembro daquele mesmo ano, então aos 69. 

Fotografia de Machado de Assis / Crédito: Divulgação / Caras y Caretas/Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional de España
Machado de Assis em imagens 

    "Esta passa a ser a sua última fotografia feita em vida. Enquanto que a imagem que ocupava essa posição era a do escritor sendo acometido pelo ataque epilético, na qual não é possível sequer ver seu rosto", relatou o pesquisador ainda. 

    A foto encontrada por ele é muito mais reveladora em comparação a esta anterior, em que o autor passa mal. A outra, que é de setembro de 1907, traz apenas a parte de trás da cabeça do autor, com o restante de seu corpo sendo tapado pela multidão que o cerca em ocasião do acesso de epilepsia. 

Fotografia que mostra Machado tendo ataque epiléptico / Crédito: Divulgação/ Augusto Malta / Peregrino Júnior, 'Doença e constituição de Machado de Assis'

    Além de ser seu último, o retrato ainda tem outro aspecto que o torna exclusivo: “Temos Machado de corpo inteiro e sozinho, algo que até então só havia sido observado em dois retratos de sua primeira sessão fotográfica, feita aos 25 anos (1864) no estúdio de Insley Pacheco, e mesmo assim, sentado. Mais tarde, acreditava-se que as lentes somente teriam capturado Machado de corpo inteiro rodeado por amigos”, explicou Felipe, de acordo com o G1. 

    Uma curiosidade é que existem um total de apenas 39 registros fotográficos - contando com esse último a ser descoberto - em que é possível constatar a presença do célebre escritor. 

Fotografia de corpo inteiro de Machado aos 25 / Crédito: Divulgação/ Insley Pacheco/Coleção Ruy Souza e Silva
Investigação 

    Infelizmente, a Caras y Caretas não forneceu muitas informações a respeito do retrato inédito, publicando-o com uma legenda que dizia simplesmente: “El escritor Machado de Assis presidente de la Academia de la Lengua Brasileña”. Não havia a data ou a ocasião em que a foto foi tirada, por exemplo.

    Para tentar preencher essas lacunas, Rissato precisou analisar os dados que estavam disponíveis. Comparando a imagem presente na revista argentina com uma de 1906, em que Machado participou de um almoço na casa do ministro da Colômbia, o estudioso pôde observar que em seu achado, o autor parecia mais velho e debilitado.

Fotografia do almoço na casa do ministro da Colômbia, Machado está na fileira da frente, sendo o segundo da esquerda para a direita / Crédito: Divulgação/ Augusto Malta/Coleção IHGB 

 

Fonte: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/a-possivel-ultima-foto-de-machado-de-assis.phtml - Por: Ingredi Brunato, sob supervisão de Thiago Lincolins

0 comentários:

Postar um comentário