terça-feira, 17 de agosto de 2021

17 de Agosto - Dia Nacional do Patrimônio Histórico

agosto 17, 2021 Por Alexandre Morais Sem comentários

 


   “O Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado no dia 17 de agosto, é uma homenagem ao espírito incansável do historiador e jornalista mineiro Rodrigo Melo Franco de Andrade. A data foi criada em 1998, centenário de nascimento de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e grande defensor do Patrimônio Cultural Brasileiro.

   No Brasil, o Decreto Lei n.º 25 de 1937 determina que:

 

   “Art. 1.º - Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico."


 O patrimônio histórico é composto por todos os bens materiais ou naturais que foram construídos ou preservados ao longo do tempo. Ele possui forte ligação com a cultura e a identidade local e também possui elementos essenciais para entender como aquela sociedade se desenvolveu, sendo também um instrumento de pesquisa. 

  Dessa forma, o patrimônio histórico nos permite conhecer a cultura, a arte, as tradições, os costumes, a religião e toda a história de um povo. Por conta do seu valor e de toda a simbologia que carrega, ele deve ser preservado.

Colaboração: César Tenório

0 comentários:

Postar um comentário